Prestações da casa vão baixar com a descida das taxas de juro?
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou no mês de junho a primeira descida das taxas de juro desde 2016. Mas que impacto terá nas prestações dos créditos habitação?
Descida das taxas de juro vai impactar prestações dos créditos da casa?
O Banco Central Europeu (BCE) desceu, pela primeira vez desde 2016 e de um ciclo de aperto monetário desde 2022, as três taxas de juro.
A descida em causa foi de 25 pontos-base, com a taxa fixa de operações principais de refinanciamento a recuar para 4,25%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez para 4,5%, e a de facilidade permanente de depósito para 3,75%.
Depois de dois anos de subidas consecutivas, esta é a primeira descida das três taxas de juro. Terá esta descida relação com as prestações de créditos habitação a taxa variável indexados à Euribor? Pelo que se pode ler no Notícias ao Minuto, a DECO PROteste explica que “não há uma relação direta entre esta decisão do BCE e as prestações de crédito à habitação, que estão indexadas à Euribor (nos contratos com taxa variável)”, uma vez que “as taxas Euribor já estavam a descer, em resposta ao maior controlo da inflação".
Pelo que, “apenas se confirma uma tendência de descida, embora ainda tímida”. “Em junho, por exemplo, desceram as prestações de todos os contratos com taxa variável”, pode ainda ler-se na explicação.
Ou seja, as prestações destes créditos vão continuar a ser revistas de acordo com os prazos dos contratos – Euribor a três, seis ou 12 meses. “Quanto à Euribor, é provável que se mantenha um ritmo lento de descida, que se reflete em pequenos alívios na prestação da casa a cada revisão do contrato. Não são esperadas descidas com grande impacto”, lê-se na notícia.
Quer uma descida com maior impacto na sua prestação mensal da casa? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto encontram as melhores condições de crédito habitação do mercado para si, através de um serviço de mediação gratuito, para que transfira o seu financiamento para outra instituição e aceda a uma poupança no seu orçamento! Simule este processo aqui: