analytics
Contratos de arrendamento alterados passam a ser abrangidos pelo apoio extraordinário

Contratos de arrendamento alterados passam a ser abrangidos pelo apoio extraordinário

Os inquilinos com um contrato alterado, renovado ou substituído vão voltar a ter direito ao apoio extraordinário à renda caso os seus requisitos de acesso se mantenham. Perceba melhor em seguida. 

04 Jun 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Apoio à renda vai abranger inquilinos com contrato alterado 

O apoio à renda vai passar a abranger inquilinos que tiveram o contrato de arrendamento alterado e, por ser considerado um novo, não tinham direito atualmente. 

A informação foi disponibilizada pelo Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, no Conselho de Ministros que ocorreu para discutir medidas sobre o novo plano do Governo para a habitação, de acordo com o Notícias ao Minuto.   

Então, as pessoas que perderam o apoio à renda por ter havido uma alteração ao contrato, passam agora a voltar a recebê-lo

Isto porque o apoio em causa, derivado de uma medida prevista na nova estratégia para a habitação aprovada pelo Governo no início de maio, é direcionado a pessoas com um contrato de arrendamento anterior a 15 de março de 2023. Pelo que as pessoas com contratos alterados que foram considerados novos contratos de arrendamento perderam o direito ao subsídio (recuperando-o agora). 

“O que dizemos é que se havia um contrato antes de 15 março de 2023 e se [este se] mantém entre as mesmas partes e no mesmo imóvel, faz-se esta equiparação e permite-se corrigir esta iniquidade”, segundo o ministro, como cita a notícia. 

O que significa que, mantendo-se as partes e o imóvel, os inquilinos que tiveram o apoio vão recebê-lo mesmo que exista alguma alteração, renovação ou substituição do contrato existente antes de 15 de março de 2023 – isto desde que a pessoa mantenha os requisitos necessários, como a taxa de esforço, com pagamento da renda, superior a 35%. 

Não tem direito a este apoio, mas precisa de um extra no seu orçamento? Saiba que pode poupar com prestações mensais de seguros e créditos, renegociando as condições dos contratos, ou transferindo os mesmos para novas entidades. Para o efeito, os intermediários de crédito e mediadores de seguros do Poupança no Minuto podem ajudá-lo sem qualquer custo! Entre em contacto connosco e comece já a poupar na carteira:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.