Preços médios de arrendamento em Portugal continuam a subir
Lisboa continua como a cidade mais cara para arrendar casa. Saiba onde ficaram os preços médios de arrendamento em Portugal no mês passado.
Rendas com aumento de 22,37% face ao ano passado
De acordo com o barómetro do Imovirtual, citado pelo Notícias ao Minuto, comparando com o mesmo período do ano passado, a renda média aumentou 22,37%, o que se traduz em mais 245 euros.
Face ao mês de abril, o aumento do preço médio das rendas registado foi de 11,67% (140 euros), tendo sido 1.200 euros em abril e passando para 1.340 euros em maio.
Os distritos onde o aumento da renda média de maio foi mais visível foram Portalegre e Beja, subindo de 365 euros para 500 euros e 775 euros para 1.000 euros, respetivamente.
Por outro lado, registou-se uma descida da renda média em maio no distrito de Vila Real, de 478 euros para 465 euros. Sendo que, no geral, Guarda e Vila Real são agora os distritos mais baratos para arrendar casa, com valores entre 415 e 465 euros, respetivamente.
Lisboa continua a ser a cidade mais cara para arrendar um imóvel em Portugal continental, com rendas de 1.900 euros, seguida de Porto e Setúbal, com rendas de 1.200 euros.
Também nas ilhas os preços das rendas dispararam, com o Funchal, na Madeira, no topo das cidades mais caras – com valores de 1.650 euros.
Valor médio de compra de casa encareceu 61 mil euros face ao ano passado
Já quanto ao valor das casas para venda, também o aumento é significativo: comprar uma casa em maio encareceu 61 mil euros face ao mesmo período o ano passado. Por exemplo, um imóvel com um valor de 299 mil euros em maio de 2023, tem agora um valor de 360 mil euros.
Ainda segundo o Imovirtual, pelo que se pode ler no Notícias ao Minuto, o aumento indicado no valor médio de compra de casa foi de 2% em maio, face a abril.
Procura comprar casa através de crédito habitação? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem guiá-lo! Oferecemos serviços de intermediação sem custos, para que aceda à melhor proposta do mercado no financiamento da sua casa. Simule já o seu empréstimo: