Ano novo, casa nova: Será a altura certa para investir num crédito habitação?
Avaliar o mercado, planear as suas finanças e comparar propostas bancárias são os passos essenciais para começar o ano com o crédito habitação certo.
4 pontos a considerar antes de contratar um crédito habitação
O início do ano é, para muitos, o momento ideal para definir objetivos e concretizar projetos importantes, como a compra de uma casa.
Optar por um crédito habitação pode ser uma boa forma de começar o ano, mas é essencial planear e avaliar se esta decisão é adequada para si.
Em seguida, apresentamos os pontos que deve considerar ao ponderar um crédito habitação.
1. Estado do mercado e das taxas de juro
Estes dois fatores têm grande impacto na decisão de pedir um crédito habitação. Atualmente, as taxas Euribor têm vindo a descer, pelo que é uma boa altura para ponderar um crédito habitação com taxa variável.
Já no mercado imobiliário tem-se observado um aumento crescente dos preços das casas, mas o início do ano pode apresentar menos procura, criando oportunidades para negociar preços mais competitivos.
2. Avalie a sua situação financeira
Antes de avançar, é fundamental ter uma visão clara das suas finanças.
- Entrada inicial: Os bancos exigem uma poupança equivalente a 10%-20% do valor da casa. Certifique-se de que está preparado para este compromisso;
- Prestação mensal: A prestação do crédito não deve comprometer mais de 30%-40% dos seus rendimentos líquidos (taxa de esforço).
3. Compare as ofertas
No mercado existem várias opções de crédito habitação, e escolher a melhor requer alguma pesquisa.
- Simulações: Utilize simuladores online para comparar prestações, custos e condições;
- Negociação: Pode ser essencial procurar apoio de um intermediário de crédito, como o Poupança no Minuto para encontrar as condições mais vantajosas do mercado.
4. Começar o ano com organização
Avançar com o crédito habitação no início do ano ajuda a organizar o seu orçamento e a planear os próximos passos com clareza. Desde tratar da documentação à escolha da casa ideal, começar cedo evita decisões precipitadas e permite-lhe aproveitar melhor as oportunidades.
É um processo que exige planeamento financeiro e uma análise cuidada das ofertas disponíveis, mas com os passos certos e a ajuda certa garante um negócio de sucesso. Recorrendo aos serviços do Poupança no Minuto, acede a um apoio contínuo que trata de toda a burocracia e comunicação com os bancos, sem qualquer custo! Simule já o seu crédito habitação e veja quanto pode poupar com as condições ideais: