
BCE corta taxas de juro e prestações do crédito habitação continuarão a sentir alívio
Com o novo corte nas taxas de juro, quem tem crédito habitação com taxa variável vai continuar a sentir algum alívio nos próximos meses.
BCE decide baixar a taxa de juro diretora para 2,25%
O Banco Central Europeu (BCE) voltou a cortar as taxas de juro em 25 pontos base, fixando a principal taxa de depósito nos 2,25%. Esta decisão surge numa altura em que a economia europeia dá sinais de resiliência, mas também enfrenta maiores incertezas, como o impacto das tensões comerciais globais.
É a 7.ª descida desde junho de 2024. O objetivo é controlar a inflação, mas a medida pode trazer algum alívio às famílias com crédito habitação.
Embora o BCE alerte para os riscos de abrandamento económico, a instituição reconhece que o processo de desinflação está a avançar.

Para quem tem crédito habitação com taxa variável, esta redução é uma boa notícia: As prestações vão continuar a descer nos próximos meses, à medida que a Euribor (indexante dos contratos) reflete esta nova redução.
No entanto, a descida será gradual e dependerá da periodicidade de revisão do contrato. Ainda assim, permanece um sinal positivo para quem tem sentido o peso dos juros altos nos últimos dois anos.
Quer sentir uma descida mais rápida da sua prestação mensal do crédito habitação? Recorra à transferência do crédito para outro banco, com melhores condições! - Leia melhor: Como funciona a transferência de crédito habitação?
O Poupança no Minuto ajuda-o a encontrar a melhor proposta do mercado para si, poupando-o de burocracias (sem custos!), para o ajudar a poupar na carteira. Simule já: