analytics
Como serão os aumentos das pensões em 2024?

Como serão os aumentos das pensões em 2024?

Depois da demissão do Primeiro-Ministro, António Costa, a incerteza pairava sobre as medidas previstas no Orçamento do Estado para 2024. Quanto aos aumentos das pensões, foi já confirmado que avançarão, mas quanto? 

15 Dec 20233 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quer entrar em 2024 de poupanças organizadas? Já pensou em poupar com os seus créditos e/ou seguros? A Poupança no Minuto disponibiliza serviços de intermediação de crédito e mediação de seguros que podem ajudá-lo a baixar as prestações mensais, através de opções a analisar consoante caso específico.  

Contacte-nos e fique a saber mais. Ou perceba, primeiro, quais serão os aumentos de que as pensões beneficiarão no próximo ano. 

Pensionistas vão receber aumentos em 2024: De quanto? 

Com a crise política com que o país se depara, os aumentos das pensões para o próximo ano estiveram em causa. Mas com a confirmação de que o Orçamento do Estado 2024 vai entrar em vigor, também os aumentos para os pensionistas vão avançar. 

Segundo notícia partilhada pelo Notícias ao Minuto, os aumentos em questão “chegaram a estar em dúvida”, mas a incerteza foi já esclarecida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

“Os aumentos das pensões ‘superiores à inflação’, previstos na proposta de OE2024, chegaram a estar em dúvida nas horas que se sucederam à demissão do primeiro-ministro, mas o Presidente da República optou por permitir a viabilização do Orçamento do Estado, após ter reunido o Conselho de Estado a 9 de novembro”, pode ler-se na notícia, que cita a Deco Proteste. 

Em 2024, vamos observar os seguintes aumentos: Pensões até 1.020 euros terão um aumento de 6,2%, pensões entre 1.020 e 3.061 euros um aumento de 5,8% e pensões de valor superior a 3.061 euros um aumento de 5,2%. 

Do IAS, ao SMN e IRS, o que muda no próximo ano? 

Além disso, está previsto que o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), o valor referência para a atualização das várias prestações sociais, como subsídios, tenha também um aumento de 6,2%. Isto equivalerá, em 2024, a mais 30 euros que o valor atual, passando de 480,43 euros para 510 euros. 

Também o Salário Mínimo Nacional (SMN) vai subir de 760 euros para 820 euros, expressando-se num aumento de 60 euros.  

O IRS vai ainda sofrer uma atualização dos escalões em 3%, os jovens no primeiro ano de trabalho terão isenção do imposto em causa. 

Serão estas as mudanças com maior expressão na valorização dos rendimentos dos portugueses no próximo ano, que se preveem avançar, quando o Orçamento do Estado 2024 começar a vigorar. 

Quer começar a poupar com os seus créditos e/ou seguros? Os intermediários de crédito e mediadores de seguro da Poupança no Minuto podem ajudá-lo a baixar prestações, através de soluções que podem apresentar-lhe consoante o seu contexto: Contacte-nos e saiba mais! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação