analytics
Comprar casa: 26 mil jovens já beneficiaram da isenção dos impostos

Comprar casa: 26 mil jovens já beneficiaram da isenção dos impostos

O benefício fiscal da isenção dos impostos na compra de casa já chegou a 26 mil jovens. Valor médio das casas ronda os 189 mil euros. 

02 Apr 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Cerca de 26 mil jovens já tiveram acesso à isenção dos impostos na compra de casa 

Quase 26 mil jovens já solicitaram a isenção total ou parcial do Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis (IMT) e do Imposto do Selo na compra de casa. No total, foram adquiridas 18.213 habitações ao abrigo desta medida. 

O preço médio das casas compradas foi de aproximadamente 189 mil euros, resultando num volume total de aquisições superior a 3,4 mil milhões de euros. 

A informação foi avançada pelo jornal Público, com base em dados do Ministério das Finanças, que indicam que o montante acumulado de benefícios fiscais concedidos já ultrapassa os 100 milhões de euros — sendo 75,3 milhões referentes ao IMT Jovem e 26,4 milhões ao Imposto do Selo Jovem. 

Como funciona a isenção? 

O IMT Jovem foi implementado em agosto do ano passado e conta com uma tabela específica para os beneficiários. Esta inclui quatro escalões, garantindo isenção total para os imóveis que se enquadrem no primeiro escalão e aplicando uma taxa de 8% sobre a parte do valor que ultrapassa esse limite

Com a atualização dos escalões do IMT no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), o valor máximo de isenção subiu para 324.058 euros, mais sete mil euros do que em 2024. Já a parcela sujeita à taxa de 8% passou para 648.022 euros (face aos 633.453 euros do ano anterior). 

Para beneficiar desta isenção, os jovens não podem ter sido proprietários de imóveis nos três anos anteriores à compra e devem ter até 35 anos à data da escritura

Leia também: Crédito habitação em máximo histórico impulsionado pela isenção dos impostos

Quer aceder à isenção dos impostos? Aceda ao crédito habitação com todos os benefícios atualmente em vigor, com a ajuda dos intermediários de crédito do Poupança no Minuto. Sem custos, os agentes tratam de todo o processo por si para encontrar a melhor proposta de financiamento do mercado! Simule já:do 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação