analytics
Crédito bonificado: Desconto a aplicar será maior até junho

Crédito bonificado: Desconto a aplicar será maior até junho

As famílias com o crédito bonificado vão agora ter direito a um maior desconto, a ser aplicado até junho. Perceba melhor, no artigo. 

24 Jan 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Poupar com créditos? É com a Poupança no Minuto! Os nossos intermediários de crédito ajudam-no de forma gratuita a procurar soluções para baixar as suas prestações. Mas saiba ainda o que muda no crédito bonificado, em seguida. 

Taxa de referência para o cálculo das bonificações aumenta para 4,504% 

Segundo aviso publicado em Diário de República, o desconto a aplicar no crédito bonificado será maior até junho. 

Isto é, a taxa de referência para o cálculo das bonificações (TRCB) em vigor até ao final do primeiro semestre vai passar a ser superior. 

A TRCB era de 4,221% e sobe para 4,504%, de acordo com o aviso divulgado. 

“No âmbito do artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 349/98, de 11 de novembro, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 320/2000, de 15 de dezembro, e em conformidade com o disposto na alínea b) do n.º 10 da Portaria n.º 1177/2000, de 15 de dezembro, com a redação dada pela Portaria n.º 310/2008, de 23 de abril, dá-se conhecimento que a 'taxa de referência para o cálculo das bonificações' (TRCB) a vigorar entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2024 é de 4,504%”, como explica o documento. 

O objetivo é apoiar ainda mais os portugueses e representar um menor encargo para as famílias. Para quem tem este crédito contratado, apesar de existirem cada vez menos créditos abrangidos por esta linha, passa agora a contar com um maior desconto aplicado sobre a taxa de juro de mercado. 

Para isso, o valor a pagar pelas famílias com este crédito é menor, passando o Estado a suportar um maior valor. 

O valor da TRCB é determinado, por semestre, pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças. 

Caso necessite de poupar com os seus créditos, repare que tem mais opções: pode comunicar ao seu banco que quer melhores condições e, se este não conseguir oferecer o que procura, transferir o financiamento para outro banco. 

Quer ponderar estas últimas opções? Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto disponibilizam um serviço de mediação gratuito, comunicando com o seu banco e com outros, para encontrar a melhor proposta de financiamento, com as condições mais vantajosas para si!  

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.