Crédito bonificado: Desconto a aplicar será maior até junho
As famílias com o crédito bonificado vão agora ter direito a um maior desconto, a ser aplicado até junho. Perceba melhor, no artigo.
Poupar com créditos? É com a Poupança no Minuto! Os nossos intermediários de crédito ajudam-no de forma gratuita a procurar soluções para baixar as suas prestações. Mas saiba ainda o que muda no crédito bonificado, em seguida.
Taxa de referência para o cálculo das bonificações aumenta para 4,504%
Segundo aviso publicado em Diário de República, o desconto a aplicar no crédito bonificado será maior até junho.
Isto é, a taxa de referência para o cálculo das bonificações (TRCB) em vigor até ao final do primeiro semestre vai passar a ser superior.
A TRCB era de 4,221% e sobe para 4,504%, de acordo com o aviso divulgado.
“No âmbito do artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 349/98, de 11 de novembro, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 320/2000, de 15 de dezembro, e em conformidade com o disposto na alínea b) do n.º 10 da Portaria n.º 1177/2000, de 15 de dezembro, com a redação dada pela Portaria n.º 310/2008, de 23 de abril, dá-se conhecimento que a 'taxa de referência para o cálculo das bonificações' (TRCB) a vigorar entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2024 é de 4,504%”, como explica o documento.
O objetivo é apoiar ainda mais os portugueses e representar um menor encargo para as famílias. Para quem tem este crédito contratado, apesar de existirem cada vez menos créditos abrangidos por esta linha, passa agora a contar com um maior desconto aplicado sobre a taxa de juro de mercado.
Para isso, o valor a pagar pelas famílias com este crédito é menor, passando o Estado a suportar um maior valor.
O valor da TRCB é determinado, por semestre, pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças.
Caso necessite de poupar com os seus créditos, repare que tem mais opções: pode comunicar ao seu banco que quer melhores condições e, se este não conseguir oferecer o que procura, transferir o financiamento para outro banco.
Quer ponderar estas últimas opções? Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto disponibilizam um serviço de mediação gratuito, comunicando com o seu banco e com outros, para encontrar a melhor proposta de financiamento, com as condições mais vantajosas para si!