analytics
Crédito habitação jovem com garantia pública tem prazo máximo de financiamento?

Crédito habitação jovem com garantia pública tem prazo máximo de financiamento?

O crédito habitação para jovens até aos 35 anos com garantia pública tem o prazo máximo para financiamento com as mesmas regras dos créditos habitação convencionais. 

14 Feb 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Qual é o prazo máximo permitido no crédito habitação jovem com garantia pública? 

Em Portugal, as regras do Banco de Portugal (BdP) ditam que os prazos de financiamento máximos no crédito habitação são limitados consoante a idade dos mutuários. 

Isto é, clientes com idade igual ou inferior a 30 anos, podem contratar um crédito habitação com um prazo máximo de 40 anos; entre os 30 e 35 anos de idade, um prazo máximo de 37 anos, e mais de 35 anos de idade, um prazo máximo até 35 anos.   

O que significa que, no caso da garantia pública, uma vez que é apenas direcionada a jovens até aos 35 anos de idade, o prazo pode corresponder a 40 ou 37 anos de financiamento, dependendo se tem até 30 ou até 35 anos respetivamente. 

Então, a garantia pública não altera o prazo máximo do crédito, apenas facilita o financiamento ao permitir um menor valor de entrada. O cliente e o banco negociam o prazo do empréstimo dentro dos limites legais e da política da instituição financeira. 

O que considerar ao escolher o prazo? 

  • Prazos mais longos significam prestações mensais mais baixas, mas também mais juros pagos ao longo do tempo; 
  • Prazos mais curtos resultam em prestações mensais mais altas, mas permitem pagar menos juros no total e amortizar a dívida mais rapidamente. 

Se estiver a pensar recorrer à garantia pública, é importante analisar o prazo do crédito com atenção e escolher uma solução equilibrada entre prestação acessível e custo total do empréstimo. 

Quer avançar já? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto tratam de todo o processo burocrático por si de forma gratuita! Contrate já o seu crédito habitação jovem com acesso à garantia pública e poupe(-se)! Simule aqui:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação