analytics
Empréstimos em risco aumentaram em 2023. Como diminuir o risco?

Empréstimos em risco aumentaram em 2023. Como diminuir o risco?

Ainda que o incumprimento tenha diminuído ao longo de 2023, os empréstimos em risco aumentaram. Conheça os números e saiba como diminuir o risco de entrar em incumprimento no seu crédito. 

19 Jun 20244 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quer baixar a prestação mensal do seu crédito? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem ajudar! Contacte-nos já. 

Empréstimos em risco aumentaram 2,2 p.p. em 2023 

Segundo o Relatório de Estabilidade Financeira do Banco de Portugal (BdP), em 2023 pode concluir-se que houve um aumento dos empréstimos em risco, principalmente relacionado ao endividamento de famílias mais pobres. 

Os dados foram divulgados pelo Notícias ao Minuto e demonstram que, ainda que tenha havido um aumento de empréstimos com deterioração do risco de crédito, o rácio de crédito em incumprimento continuou a diminuir em 2023, de 3% para 2,7%. Isto deve-se à manutenção do emprego e rendimento das famílias, mais às renegociações de créditos e medidas de apoios governamentais. 

Já o rácio de empréstimos a particulares em risco aumentou 2,2 pontos percentuais (p.p.) em 2023, para 10,4%, consequente dos créditos habitação com taxa variável. Isto “reflete um aumento do risco de crédito associado ao maior peso do serviço da dívida no rendimento das famílias mais vulneráveis”, segundo o BdP pelo que se pode ler na notícia. 

Repare que o risco é atribuído aos créditos que não estão ainda em incumprimento, mas nos quais haja sinais na situação financeira do cliente de que isso poderá vir a acontecer. 

“Importa assegurar que a resiliência acrescida do setor bancário português a eventuais choques assuma contornos estruturais, permitindo a adequada remuneração de depositantes e acionistas e o necessário esforço de adaptação às realidades emergentes”, cita a notícia sobre o Relatório de Estabilidade Financeira. 

Como diminuir o risco de incumprimento no crédito? 

Está com dificuldades em fazer face à sua prestação mensal do crédito? Saiba que pode conseguir uma maior margem de manobra no seu orçamento, se recorrer a soluções financeiras que o ajudem a poupar neste produto. 

O primeiro passo é dirigir-se ao seu banco para que possa pedir uma renegociação das condições do seu contrato. A instituição financeira pode apresentar-lhe um spread mais baixo, em troca da contratação de outros produtos associados ao crédito como um cartão de crédito. Mas deve sempre fazer as contas para compreender se compensa a poupança na prestação. 

No caso de não continuar satisfeito, pode recorrer à transferência do seu crédito para um banco diferente. No caso do crédito habitação, pode conseguir aceder a condições mais vantajosas, como um novo regime de taxa de juro: se tiver uma taxa variável atualmente, pode alterar para uma taxa mista, que permite a fixação da sua taxa (existem campanhas de bancos com valores de taxa fixa mais baixos que as taxas Euribor atuais), retornando depois à variável quando for previsto que as taxas Euribor voltem a descer. 

Também pode ponderar a transferência dos seguros associados ao crédito habitação para uma nova seguradora: se tiver os seguros na seguradora parceira do banco, pode conseguir condições melhores e a um custo menor noutra. O banco pode penalizar o seu spread, mas a poupança que pode atingir com os seguros noutra seguradora pode compensar (e muito) face à penalização. 

Estas são algumas opções às quais pode recorrer para uma prestação mensal mais baixa no seu crédito e diminuir o risco de incumprimento! E saiba que são processos muito mais facilitados se for acompanhado de um intermediário de crédito como o Poupança no Minuto

Os agentes do Poupança não cobram qualquer custo pelo seu serviço e tratam de toda a burocracia por si! Um só agente vai estar consigo durante o processo, do início ao fim, ajudando-o a comparar as várias propostas e a escolher a mais vantajosa. Entre em contacto connosco e comece já a poupar-(se)! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.