analytics
Morar em Portugal? Saiba as vantagens fiscais para residentes não habituais

Morar em Portugal? Saiba as vantagens fiscais para residentes não habituais

Se quer comprar uma casa em Portugal, conheça já todas as vantagens de o fazer através do regime fiscal de Residentes Não Habituais (RNH), que irá brevemente ser revogado. 

04 Dec 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Estas são atualmente as vantagens fiscais destinadas a residentes não habituais em Portugal 

O regime fiscal dos Residentes Não Habituais (RNH) em Portugal oferece benefícios significativos, tornando o país um destino atrativo para profissionais qualificados, pensionistas e indivíduos com rendimentos elevados. Instituído em 2009, o regime visa atrair talento, investimento e conhecimento para Portugal.  

Ainda que este regime tenha sido revogado, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2024, será possível submeter pedidos de inscrição e usufruir dos benefícios fiscais associados a este regime até 31 de março de 2025. Mas, neste caso, tem de se ter tornado residente em Portugal até 31 de dezembro de 2024, para poder apresentar o seu pedido de inscrição na respetiva funcionalidade no Portal das Finanças, declarando que reúne as condições legalmente estabelecidas por forma a ser considerado RNH. 

Então, estas são as principais vantagens fiscais associadas ao RNH: 

> Tributação reduzida sobre rendimentos de trabalho e profissionais 

  • Taxa fixa de 20%: Profissionais qualificados em atividades de elevado valor acrescentado, como engenheiros, médicos, arquitetos e consultores, podem beneficiar de uma taxa fixa de IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares) de 20%, em vez das taxas progressivas que chegam até 48%; 
  • Validade: Este benefício é aplicável durante 10 anos consecutivos, desde que o estatuto seja mantido. 

> Isenção de tributação sobre rendimentos obtidos no estrangeiro 

  • Rendimentos provenientes de trabalho dependente, pensões, investimentos, juros, dividendos ou royalties obtidos fora de Portugal podem ser isentos de IRS em Portugal, desde que: 
  • O país de origem dos rendimentos tenha um acordo de dupla tributação com Portugal ou os rendimentos sejam tributados nesse país; 
  • E os rendimentos sejam tributáveis no outro país, mas não sujeitos a uma taxa efetiva de imposto em Portugal. 

> Benefícios para pensionistas estrangeiros 

  • Para os pensionistas que se mudam para Portugal, as pensões obtidas no estrangeiro são tributadas a uma taxa fixa de 10% (aplicável após 2020, em substituição da anterior isenção total); 
  • Este benefício é válido para rendimentos de reforma privados, mas não se aplica a pensões públicas (que são tributadas no país de origem). 

> Acesso a uma carga fiscal competitiva 

  • Rendimentos passivos (como juros, dividendos ou royalties) obtidos no estrangeiro podem estar isentos de IRS, desde que sejam tributados no país de origem, criando uma situação de dupla não tributação. 

> Regime simplificado e transparente 

  • O estatuto de RNH é fácil de obter para indivíduos que: 
  • Não tenham sido residentes fiscais em Portugal nos últimos 5 anos; 
  • Vivam em Portugal por mais de 183 dias anuais ou mantenham uma habitação habitual no país. 

> Planeamento fiscal eficiente 

O regime RNH permite um planeamento fiscal vantajoso, especialmente para expatriados, reformados e profissionais altamente qualificados que procuram maximizar o seu rendimento líquido. 

> Competitividade em relação a outros países europeus 

Combinado com a qualidade de vida, segurança, clima ameno e custo de vida relativamente baixo, o regime RNH torna Portugal um destino preferido para estrangeiros que procuram estabelecer residência na Europa. 

Quer avançar já com a compra da sua casa em Portugal? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto tratam do seu crédito habitação estrangeiros, facilitando toda a burocracia e comunicação com os bancos, para encontrar a melhor proposta do mercado com um serviço sem custos! Simule agora o seu financiamento e avance já hoje:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação