analytics
Taxa de juro na habitação desce para 4,277% pelo 9.º mês em outubro

Taxa de juro na habitação desce para 4,277% pelo 9.º mês em outubro

A taxa de juro implícita no crédito habitação continuou a cair em outubro, marcando o 9.º mês consecutivo de descida, atingindo 4,277%.  

02 Dec 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Taxa de juro no crédito habitação caiu para 4,277% em outubro 

A taxa de juro implícita no crédito habitação desceu para 4,277% pelo 9.º mês seguido em outubro, valor inferior ao registado no mesmo mês do ano passado, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e partilhados no Notícias ao Minuto.

Em outubro, a taxa de juro implícita desceu 8,5 pontos base em relação a setembro e acumula uma redução de 38 pontos base desde o pico de 4,657% registado em janeiro de 2024. Comparativamente a outubro de 2023, quando a taxa foi de 4,433%, verifica-se também uma redução. 

Nos contratos assinados nos últimos três meses, a taxa de juro baixou de 3,569% em setembro para 3,533% em outubro, uma diminuição de 3,6 pontos base. Desde o máximo de outubro de 2023, este indicador acumulou uma descida de 84,7 pontos base. 

No crédito para aquisição de habitação, a categoria mais relevante no conjunto do crédito habitação, a taxa de juro para o total dos contratos desceu 8,3 pontos base face a setembro, fixando-se em 4,239%. Nos contratos recentes, a descida foi de 2,9 pontos base, para 3,511%. 

O valor médio da prestação mensal manteve-se nos 404 euros em outubro, igual ao registado em setembro, mas 12 euros (3,1%) acima de outubro de 2023. Deste montante: 

  • 237 euros (59%) correspondem ao pagamento de juros. 
  • 167 euros (41%) dizem respeito ao capital amortizado. 

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação subiu 12 euros face a setembro, alcançando 634 euros, embora tenha diminuído 1,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. 

O capital médio em dívida para todos os contratos subiu 406 euros em relação a setembro, totalizando 67.692 euros no final de outubro. 

Para contratos recentes, o montante médio em dívida foi de 136.287 euros, um aumento de 3.948 euros face ao mês anterior. 

A taxa de juro implícita reflete a relação entre os juros totais vencidos no mês de referência e o capital em dívida no início desse mês, antes da amortização. 

Com interesse em contratar um crédito habitação com os juros mais baixos? Encontre a melhor proposta do mercado, com as taxas de juro mais atrativas, recorrendo aos serviços gratuitos de intermediação de crédito do Poupança no Minuto! Simule já o seu financiamento:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.