Quanto pago de IMT em 2024?

Quanto pago de IMT em 2024?

Comprar uma casa está nos seus planos de 2024? Então, prepare-se para liquidar dois impostos na escritura: um deles o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT). Saiba quanto se paga deste imposto, consoante situação específica, este ano. 

17 Jan 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Comprar casa - É connosco! Contacte a agência imobiliária Casa no Minuto e os intermediários de crédito da Poupança no Minuto e descubra como o podemos ajudar a ter as melhores oportunidades. 

Quer comprar casa em 2024? Saiba quanto paga de IMT 

Se está a pensar comprar uma casa em 2024, saiba que tem de pagar o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT),, mesmo se recorrer a crédito habitação. Este ano, os valores deste imposto foram atualizados, pelo que os valores devidos vão depender das tabelas divulgadas pela Autoridade Tributária, face ao valor e finalidade da habitação em causa. 

No entanto, vale reforçar que, segundo a Deco Proteste, citada pelo Notícias ao Minuto, o imposto “é apurado em função do montante mais elevado: o valor do imóvel na escritura ou o Valor Patrimonial Tributário que consta na caderneta predial”. 

“Em geral, o imposto é calculado com base no preço da aquisição, uma vez que é, em regra, mais elevado do que o Valor Patrimonial Tributário. No entanto, se este último for o valor mais elevado, será a base do cálculo do montante a pagar pelo comprador do imóvel”, explica a organização de defesa do consumidor.  

Quais as tabelas atualizadas de IMT para 2024? 

Pelo que se pode apurar do Portal das Finanças, estes são os valores a considerar, no caso de comprar um imóvel para habitação própria e permanente no Continente:

Portal das Finanças

Habitação própria e permanente nas Regiões Autónomas: 

Portal das Finanças

Habitação secundária e outras, no Continente: 

Portal das Finanças

Habitação secundária e outras, nas Regiões Autónomas: 

Portal das Finanças

Para que perceba melhor as tabelas, deve notar que a “parcela a abater” é um desconto aplicado ao calcular o valor do IMT. 

Fale com a agência imobiliária Casa no Minuto e conte com o apoio de um consultor imobiliário para todo o processo, desde a procura do imóvel, burocracias, até ao dia da escritura em que tem a chave da sua nova casa em mãos. Para crédito habitação, os intermediários de crédito da Poupança no Minuto disponibilizam ainda um serviço totalmente gratuito que o ajuda a escolher a proposta de financiamento certa para si. Mas perceba, primeiro, como funciona a aplicação do IMT este ano. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores