Alunos do 1.º ao 12.º ano vão passar a ter literacia financeira no Porto
A medida parte da Câmara Municipal do Porto e tem como objetivo preencher uma lacuna na sociedade: a falta de literacia financeira.
Escolas no Porto vão passar a ter uma disciplina de literacia financeira
De acordo com o ECO, os alunos do 1.º ao 12.º ano nas escolas do Porto vão passar a ter uma disciplina sobre literacia financeira.
A iniciativa é da Câmara Municipal do Porto e pretende implementar nas escolas de todo o concelho uma disciplina de literacia financeira a abranger alunos do 1.º ao 12.º ano.
Quem anunciou foi Ricardo Valente, vereador da Economia, na sessão de abertura do 3.º Fórum Nacional de Seguros, e pretender fornecer aos jovens ferramentas para a vida.
“Vamos pela primeira vez implementar na cidade um programa municipal de literacia financeira para as crianças da cidade, para que, desde o 1.º ano, tenham uma disciplina que os vai acompanhar desde os 6 aos 18 anos”, pode ler-se no site, que cita Ricardo Valente. A medida tem como objetivo que os alunos “percebam porque devem pensar na sua reforma com tempo com um plano de pensões, ou o que é um seguro de acidentes de trabalho”, ou até um orçamento financeiro, lê-se ainda.
Por forma a preencher uma lacuna existente na comunidade, a solução apresentada capacitará os mais novos na área financeira, uma vez que, atualmente, “as pessoas não são ensinadas desde tenra idade sobre o que é a literacia financeira”, é ainda citado o vereador.
Procura uma maior literacia financeira? Acompanhe o blog do Poupança no Minuto, e subscreva a nossa newsletter que irá atualizá-lo semanalmente com os destaques da área financeira e dicas de poupança!