
IRS: O reembolso vai ser mais rápido este ano?
O objetivo é diminuir cada vez mais o prazo de reembolso. Veja o que se sabe sobre o prazo de reembolso este ano.
Tudo o que se sabe sobre o prazo de reembolso do IRS este ano
A entrega da declaração do IRS iniciou a 1 de abril e muitos contribuintes aguardam com expectativa o reembolso. O Governo prevê que o prazo médio para receber o reembolso seja reduzido, tornando o processo ainda mais rápido do que os 13 dias registados em 2024.
Segundo o Notícias ao Minuto, em entrevista à Lusa, a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, afirmou que a tendência de redução do tempo médio de reembolso se irá manter este ano, especialmente para os contribuintes que utilizam o IRS automático.
Reembolso varia consoante cada caso
Apesar da meta de encurtar os prazos, Cláudia Reis Duarte destacou que o tempo necessário para o reembolso pode diferir de caso para caso. A complexidade da declaração, o número de anexos ou a situação fiscal do contribuinte podem influenciar o tempo de processamento.

Ainda assim, a ampliação das situações abrangidas pelo IRS automático e a crescente adesão dos contribuintes a este sistema deverão permitir uma maior rapidez no reembolso. “Com o aumento das declarações pré-preenchidas e do IRS automático, esperamos continuar a reduzir os tempos médios de reembolso”, sublinhou a governante.
Em 2024, o tempo médio para reembolsar as cerca de seis milhões de declarações processadas pela Autoridade Tributária até 1 de agosto foi de 24,2 dias. No caso das declarações entregues através do IRS automático, este prazo caiu para 12,9 dias.
Atualizar o IBAN evita atrasos no reembolso
Outro fator que pode atrasar o processamento das declarações é a falta de atualização ou indicação incorreta do IBAN. A secretária de Estado reforçou a importância de os contribuintes verificarem este dado ao preencherem a declaração.
Além disso, apelou a que os contribuintes não deixem a entrega da declaração para os últimos dias do prazo, a fim de evitar constrangimentos, uma vez que a declaração deste ano tem poucas alterações face à do ano passado.
Leia melhor sobre IRS aqui: Um guia para perceber melhor o IRS
Fique a par de tudo sobre o IRS, acompanhando o Poupança no Minuto pelas redes sociais e newsletter semanal: