analytics
Ansiedade financeira: Metade dos portugueses sentem ao pensar nas suas finanças

Ansiedade financeira: Metade dos portugueses sentem ao pensar nas suas finanças

Um estudo feito em Portugal concluiu que cerca de metade dos cidadãos sentem ansiedade financeira ao pensar nas suas finanças pessoais. Conheça todos os dados revelados, em seguida. 

10 Jul 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Estudo revela dados sobre o atual bem-estar financeiro dos portugueses 

Segundo o estudo “O Bem-Estar Financeiro em Portugal: Uma Perspetiva Comportamental” desenvolvido por instituições portuguesas e divulgado pelo Notícias ao Minuto, metade dos portugueses sente ansiedade ao pensar nas suas finanças pessoais. 

Além disso, revelou que 22% dos inquiridos no estudo sentem que a preocupação com o dinheiro levou a que não tivessem tanto sucesso profissional quanto poderiam ter. 

O mesmo indicou ainda que 18% dos participantes optam por não pensar no estado atual das suas finanças pessoais, enquanto 23% sentem culpa ao pensar no assunto. 

Pôde ainda concluir-se que são as mulheres quem sentem mais ansiedade (44,7%) face à sua saúde financeira, em comparação com os homens (39,9%). 

Os inquiridos que recebem rendimentos mais baixos revelaram ser quem sente mais ansiedade financeira, comparativamente a quem tem rendimentos mais altos. “Por exemplo, 48,4% dos inquiridos que auferem até 8.287 euros admitiram sentir ansiedade financeira, ao passo que essa taxa se fica pelos 35,7% no escalão dos inquiridos que auferem mais de 17.092 euros”, pode ler-se no Notícias ao Minuto. 

De notar ainda que os participantes do estudo com o Ensino Superior demonstraram menores níveis de ansiedade financeira (39,5%), do que os que terminaram apenas o Ensino Secundário (44,5%). 

Foi também possível perceber que os jovens entre os 18 e 34 anos sentem maior ansiedade sobre as suas finanças (44%), seguindo-se a faixa etária entre os 35 e 59 anos (42,6%), e depois as pessoas com 60 ou mais anos (40,8%). 

O estudo analisou igualmente os efeitos da ansiedade financeira no bem-estar das pessoas, apurando “que cerca de três em cada quatro dos inquiridos (76%) com um bem-estar financeiro mais alto admitiram ter experienciado emoções positivas no dia anterior ao inquérito. No caso dos participantes com um bem-estar financeiro mais reduzido, apenas 37% admitiram ter tido a mesma experiência”, lê-se ainda. 

Contraponto, 92% das pessoas com alto nível de bem-estar financeiro apontam sentir felicidade, quando apenas 58% das pessoas com um bem-estar financeiro mais baixo confessaram sentir o mesmo. 

Reveja os seus encargos para menos ansiedade financeira

Sente ansiedade financeira ao pensar nas suas finanças? No caso de ter créditos e/ou seguros contratados, poupe-se a preocupações! O Poupança no Minuto pode encontrar soluções para que aceda a melhores condições nos seus produtos e passe a pagar prestações mensais mais baixas pelos seus encargos.

Através de um serviço gratuito, os agentes ajudam a renegociar os contratos ou a transferi-los para novas entidades, por forma a garantir as melhores condições do mercado para si. Além disso, se tiver vários créditos, podem ainda ajudar na consolidação dos créditos, que permite ter taxas mais atrativas e uma única prestação menor pelos diferentes financiamentos.

Entre já em contacto com o Poupança para que o seu caso seja analisado e possa começar já a poupar!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.