analytics
BCE corta as taxas de juro pela 8.ª vez consecutiva: Qual o impacto?

BCE corta as taxas de juro pela 8.ª vez consecutiva: Qual o impacto?

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou um corte de 25 pontos-base nas suas três taxas diretoras, fixando-as em 2,00 %, 2,15 % e 2,40 %. Esta decisão, tomada quase “unanimemente” pelo Conselho de Governadores, visa sustentar a recente trajetória de queda da inflação, ao mesmo tempo que atenua custos de crédito para empresas e famílias.

09 Jun 20253 min

Gostou do que leu? Partilhe!

BCE corta as taxas de juro pela 8.ª vez consecutiva em 25 pontos base

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu cortar as suas taxas diretoras em 25 pontos base este mês de junho, segundo se lê no Notícias ao Minuto. Esta é já a oitava redução consecutiva, refletindo a confiança da instituição na trajetória descendente da inflação na zona euro.

As taxas passam a ser:

  • Taxa de juro aplicável à facilidade permanente de depósito - 2,00%;
  • Taxa de juro das operações principais de refinanciamento - 2,15%;
  • E taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez - 2,40%.

Porque continua o BCE a descer os juros?

Desde o pico da inflação em 2022, o BCE tem vindo a ajustar a política monetária gradualmente. A inflação está a abrandar de forma sustentada, aproximando-se do objetivo de 2%.

Christine Lagarde, presidente do BCE, reforçou que esta descida tem por base os dados económicos e que a instituição continuará a avaliar “reunião a reunião” se há condições para novas reduções.

Impacto nas famílias e empresas

Com esta nova descida, os efeitos podem fazer-se sentir em várias frentes:

  • Crédito habitação: As prestações de créditos com taxa variável (como os indexados à Euribor) podem continuar a aliviar;
  • Crédito ao consumo e empresarial: As taxas de juro mais baixas tornam o financiamento mais acessível;
  • Poupança: Os rendimentos de produtos como depósitos a prazo podem sofrer quedas adicionais.

Como reage a economia?

O BCE reconhece que a atividade económica na zona euro permanece moderada, mas estável. A política monetária mais branda visa estimular o investimento, apoiar o consumo e reforçar a confiança no setor financeiro.

No entanto, o banco central sublinha que ainda há incertezas e que manterá uma postura prudente face a novos desenvolvimentos - tanto internos como externos.

O que esperar daqui para a frente?

A expectativa dos analistas é de que o BCE possa estar a caminhar para o fim do ciclo de descidas, mas tudo dependerá da evolução da inflação e da economia global.

Christine Lagarde frisou que "as próximas decisões serão baseadas nos dados", o que deixa em aberto tanto a possibilidade de novas reduções como uma pausa técnica.

Quer diminuir ainda mais a prestação do seu crédito habitação? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem ajudar! Com a renegociação das condições ou transferência do crédito para outro banco, pode conseguir taxas mais baixas e uma prestação menor, simule já:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.