analytics
Complemento Solidário para Idosos: Em que situações pode ser suspenso ou terminar?

Complemento Solidário para Idosos: Em que situações pode ser suspenso ou terminar?

O Complemento Solidário de Idosos (CSI) é um apoio pago a dia 8 de cada mês, mas em que casos pode ser suspenso ou terminado? 

28 Jan 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Estes são os casos em que o CSI pode ser suspenso ou terminado 

Em 2025, o primeiro Complemento Solidário para Idosos (CSI) “reforçado” foi já pago, com um aumento de 30 euros (subida que entrou em vigor este ano)

O apoio é pago “aos idosos de baixos recursos”, com pelo menos 66 anos e 7 meses e que residam em Portugal. Sendo que existe a exceção para os pensionistas de invalidez que “não têm idade mínima para requerer a pensão”, e “podem requerer o CSI, exceto se forem beneficiários da Prestação Social para a Inclusão”, explica a Segurança Social no seu site, segundo cita o Notícias ao Minuto

Uma preocupação que é levantada é então: Quando pode este apoio ser suspenso ou até mesmo terminado? Primeiramente, pode ser suspenso nos seguintes casos: 

  • Os recursos do idoso ultrapassarem o limite estabelecido; 
  • O idoso não comunicar à Segurança Social as alterações ocorridas à composição ou aos rendimentos do agregado familiar; 
  • Não comunicar a alteração de residência para o estrangeiro; 
  • Pena de privação da liberdade; 
  • Não cumprir qualquer outra das suas obrigações. 

Note que em caso de suspensão, “o pagamento do CSI fica suspenso a partir do mês seguinte àquele em que ocorreram os factos indicados” e é “reiniciado no mês seguinte àquele em que a situação ficar resolvida”. 

E pode ser terminado nestas situações: 

  • Passarem 2 anos do início de uma suspensão; 
  • Se verificar que o beneficiário prestou falsas declarações; 
  • O beneficiário falecer. 

Além disso, “o beneficiário tem direito à prestação do mês em que falece, independentemente do dia do mês em que ocorre o falecimento”, pode ler-se na notícia. 

Saiba ainda que: Complemento Solidário para Idosos já pode ser pedido online

Garanta acesso a todas as informações sobre apoios e subsídios, acompanhando o Poupança no Minuto pelos vários canais de conteúdo:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.