Conhece o conceito de líder multiplicador? Saiba como ser um
Se é líder de uma equipa, conheça o conceito de líder multiplicador e como se tornar num.
7 dicas para ser um líder de equipa multiplicador
De acordo com Rita Maria Nunes, Country Manager da TAB Portugal, que é também autora do livro 'Pára, Pensa e Transforma o Teu Negócio' e host do podcast 'Conversas Informais Sobre Negócios', pelo que se pode ler no Notícias ao Minuto, existem dois tipos de líder: redutor ou multiplicador.
Segundo a autora, os líderes redutores são os que restringem e gerem demasiado as pessoas que lideram, propositadamente ou não. Contrapondo, os multiplicadores são “vias verdes” para a amplificação do talento e inteligência dos seus trabalhadores.
A liderança multiplicadora garante então a potencialização e motivação de equipas. Pelo que, para atingir este tipo de liderança, a autora aconselha seguir estas 7 dicas:
1. Seja um ouvinte ativo: “Fique recetivo a tenha conversas individuais com os membros da sua equipa e valorize as novas ideias e perspetivas que lhe apresentam”.
2. Ofereça oportunidades de crescimento: “Capacite ao máximo a sua equipa com programas de desenvolvimento de liderança e fomente a participação em workshops para o desenvolvimento de competências”.
3. Delegue e empodere: “Confie genuinamente aos seus colaboradores a possibilidade de assumirem maiores responsabilidades e de crescerem nas suas funções”.
4. Dê mais feedback: “Reserve e dedique tempo de qualidade para partilhar a sua visão com os membros da equipa sobre o que funcionou, o que não funcionou e como atingir ou superar desafios e metas na próxima oportunidade”.
5. Celebre os sucessos: “Crie o hábito de assinalar as conquistas, aplaudir os esforços e recompensar as vitórias individuais e coletivas. Por mais pequenas que sejam”.
6. Promova uma cultura de colaboração: “Incuta, com ações práticas, o sentimento de unidade e crie oportunidades regulares para projetos entre diferentes departamentos e partilha de conhecimentos entre todos”.
7. Lidere pelo exemplo: “Nunca é demasiado recordar que tudo começa em e por si, por isso é importante definir o tom certo. Seja um modelo para a integridade da equipa, ética de trabalho, respeito, compaixão e mentalidade inovadora”.
Subscreva a newsletter semanal do Poupança no Minuto para ter acesso a mais dicas semelhantes: