analytics
Devo entregar o IRS com os meus pais ou não?

Devo entregar o IRS com os meus pais ou não?

Sou jovem e ainda considerado dependente no agregado familiar dos meus pais, devo entregar a declaração de IRS com eles ou posso entregar individualmente? Saiba neste artigo. 

21 Mar 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Entregar a declaração de IRS com os meus pais ou sozinho? 

A Autoridade Tributária (AT) explica em rede social que os jovens até aos 26 anos com rendimentos anuais inferiores a 10.640 euros em 2023, que sejam ainda considerados dependentes no IRS dos pais, podem entregar a declaração de IRS em conjunto com os progenitores. 

No entanto, os mesmos jovens podem optar por entregar a declaração sozinhos, se avaliarem ser mais vantajoso

A entrega do IRS arranca no próximo dia 1 de abril, e esta é uma questão que surge nesta altura por parte dos jovens que auferem já rendimentos próprios

“Se tens menos de 26 anos e recebeste rendimentos anuais inferiores a 10.640 € em 2023 ainda és considerado dependente”, é a explicação que a AT deixa no seu Facebook. 

Então, lembre-se de que neste caso o jovem tem de ainda integrar o agregado familiar dos pais. Mas pode, na mesma, decidir entregar a declaração sozinho. 

Para que perceba qual a situação com a qual mais beneficia, pode simular no Portal das Finanças quando ficar disponível a entrega da declaração. 

Note ainda que entre os 18 e 26 anos, se recebe rendimentos de trabalho dependente (categoria A) profissional ou empresarial (categoria B), pela primeira vez depois de concluir um ciclo de estudos igual ou superior ao ensino secundário, e não é considerado dependente, pode ter direito ao IRS Jovem. Bem como até aos 30 anos se o ciclo de estudos concluído for o doutoramento.

Image

Está a precisar de organizar as suas contas? Os serviços de intermediação de crédito e mediação de seguros da Poupança no Minuto podem ajudá-lo a baixar prestações no caso de ter estes produtos contratados. Contacte-nos e saiba melhor como podemos organizar a sua carteira de créditos e seguros! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.