analytics
Inflação em novembro acelera para 2,5% em Portugal e 2,3% na zona euro

Inflação em novembro acelera para 2,5% em Portugal e 2,3% na zona euro

A inflação registou uma aceleração em novembro, atingindo 2,5% em Portugal e 2,3% na zona euro, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Eurostat. 

06 Dec 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Taxa de inflação volta a subir, tanto em Portugal como na zona euro 

A taxa de inflação homóloga em Portugal atingiu 2,5% em novembro, um aumento de 0,2 pontos percentuais face ao valor registado em outubro, de acordo com a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no Notícias ao Minuto

Com base nos dados disponíveis, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação homóloga de 2,5% em novembro de 2024, superando o valor de 2,3% observado no mês anterior. 

Já a inflação subjacente, que exclui bens com preços mais voláteis como alimentos não transformados e energia, manteve-se estável em 2,6%, sem alterações em relação a outubro. 

Quanto ao índice relativo aos produtos energéticos, este registou um aumento significativo, com uma variação de 2,1% em novembro, contrastando com os -0,2% de outubro, contribuindo de forma relevante para a aceleração do IPC total. Por outro lado, os preços dos produtos alimentares não transformados desaceleraram, passando de 2,1% em outubro para 1,9% em novembro. 

Na variação mensal, o IPC registou uma descida de -0,2% em novembro, comparada com uma variação positiva de 0,1% em outubro e uma descida de -0,3% em novembro de 2023. A variação média dos últimos 12 meses foi estimada em 2,3%, ligeiramente superior aos 2,2% registados no mês anterior. 

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), utilizado para comparações entre países da União Europeia, registou em Portugal uma variação homóloga de 2,7% em novembro, aumentando face aos 2,6% de outubro. 

Ainda no Notícias ao Minuto, pode ler-se que, na zona euro, a taxa de inflação anual na zona euro subiu para 2,3% em novembro, comparando com os 2,0% registados em outubro, segundo estimativas do Eurostat. 

Em novembro de 2023, a taxa homóloga de inflação da zona euro foi de 2,4%, evidenciando uma ligeira redução no mesmo período deste ano. A inflação subjacente na zona euro, que exclui componentes mais voláteis, foi de 2,8% em novembro, acima dos 2,7% de outubro, mas significativamente abaixo dos 4,2% registados no mesmo mês do ano anterior. 

Entre os 20 países que compõem a área do euro, a Bélgica apresentou a taxa de inflação anual mais elevada em novembro, com 5,0%, seguida pela Croácia com 4,0%, e pelos Países Baixos e Estónia, ambos com 3,8%. A Irlanda foi o país que registou a menor taxa de inflação da zona euro, com 0,5%, seguida pela Lituânia e pelo Luxemburgo, ambos com 1,1%, e pela Itália e Eslovénia, que alcançaram 1,6% cada.

Continue a par da atualidade financeira acompanhando o Poupança no Minuto nas redes sociais e através da newsletter semanal:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.