
Inflação na zona euro abranda para 2,2% em abril. Portugal sobe ligeiramente para 2,1%
Inflação abranda na Europa, mas regista ligeiro aumento em Portugal, impulsionado pelos preços dos alimentos.
Taxa de inflação desce na zona euro, mas aumenta em Portugal
A taxa de inflação anual na zona euro está estimada em 2,2% em abril, de acordo com a estimativa publicada pelo Eurostat e divulgada no Notícias ao Minuto. Este valor representa uma descida face aos 2,4% registados no mesmo mês do ano passado, mantendo-se estável em relação ao mês anterior.
Segundo os dados avançados pelo serviço estatístico europeu, os serviços continuam a ser o principal motor da inflação, com uma taxa anual estimada de 3,9% em abril (face a 3,5% em março). Seguem-se os produtos alimentares, álcool e tabaco com 3,0%, os produtos industriais não energéticos com 0,6%, e a energia com um valor negativo de -3,5%, refletindo a queda nos preços neste setor.
A inflação subjacente – que exclui componentes mais voláteis como energia e alimentos não transformados – manteve-se estável nos 2,7%, comparando com o mesmo mês do ano anterior, mas abrandou ligeiramente face aos 2,4% de março.

Portugal com subida ligeira na inflação para 2,1%
Em Portugal, o cenário é ligeiramente diferente. A taxa de inflação homóloga estimada para abril é de 2,1%, um aumento de 0,2 pontos percentuais em relação a março, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) partilhados pelo Notícias ao Minuto.
A inflação subjacente nacional também registou um crescimento, atingindo os 2,1%, face aos 1,9% verificados no mês anterior. O aumento foi impulsionado sobretudo pelos produtos alimentares não transformados, cuja variação homóloga passou de 2,8% para 3,3%. Por outro lado, os produtos energéticos registaram uma ligeira descida, de 0,1% para -0,1%.
A variação mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 0,7%, inferior ao valor de março (1,4%), mas superior ao registado em abril de 2024 (0,5%). Já a variação média dos últimos 12 meses manteve-se estável nos 2,4%.
Por fim, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) – utilizado para comparações europeias – registou também um aumento homólogo de 2,1% em Portugal, face aos 1,9% do mês anterior.
Leia ainda: BCE corta taxas de juro e prestações do crédito habitação continuarão a sentir alívio
Continue a par da atualidade financeira com o Poupança no Minuto: