analytics
Inflação na zona euro abranda para 2,2% em abril. Portugal sobe ligeiramente para 2,1%

Inflação na zona euro abranda para 2,2% em abril. Portugal sobe ligeiramente para 2,1%

Inflação abranda na Europa, mas regista ligeiro aumento em Portugal, impulsionado pelos preços dos alimentos. 

13 May 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Taxa de inflação desce na zona euro, mas aumenta em Portugal 

A taxa de inflação anual na zona euro está estimada em 2,2% em abril, de acordo com a estimativa publicada pelo Eurostat e divulgada no Notícias ao Minuto. Este valor representa uma descida face aos 2,4% registados no mesmo mês do ano passado, mantendo-se estável em relação ao mês anterior

Segundo os dados avançados pelo serviço estatístico europeu, os serviços continuam a ser o principal motor da inflação, com uma taxa anual estimada de 3,9% em abril (face a 3,5% em março). Seguem-se os produtos alimentares, álcool e tabaco com 3,0%, os produtos industriais não energéticos com 0,6%, e a energia com um valor negativo de -3,5%, refletindo a queda nos preços neste setor. 

A inflação subjacente – que exclui componentes mais voláteis como energia e alimentos não transformados – manteve-se estável nos 2,7%, comparando com o mesmo mês do ano anterior, mas abrandou ligeiramente face aos 2,4% de março. 

Portugal com subida ligeira na inflação para 2,1% 

Em Portugal, o cenário é ligeiramente diferente. A taxa de inflação homóloga estimada para abril é de 2,1%, um aumento de 0,2 pontos percentuais em relação a março, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) partilhados pelo Notícias ao Minuto

A inflação subjacente nacional também registou um crescimento, atingindo os 2,1%, face aos 1,9% verificados no mês anterior. O aumento foi impulsionado sobretudo pelos produtos alimentares não transformados, cuja variação homóloga passou de 2,8% para 3,3%. Por outro lado, os produtos energéticos registaram uma ligeira descida, de 0,1% para -0,1%. 

A variação mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 0,7%, inferior ao valor de março (1,4%), mas superior ao registado em abril de 2024 (0,5%). Já a variação média dos últimos 12 meses manteve-se estável nos 2,4%. 

Por fim, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) – utilizado para comparações europeias – registou também um aumento homólogo de 2,1% em Portugal, face aos 1,9% do mês anterior. 

Leia ainda: BCE corta taxas de juro e prestações do crédito habitação continuarão a sentir alívio

Continue a par da atualidade financeira com o Poupança no Minuto:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores