analytics
Inflação sobe de 2,5% em novembro para 3,0% em dezembro

Inflação sobe de 2,5% em novembro para 3,0% em dezembro

A inflação em Portugal registou uma subida significativa em dezembro, atingindo os 3,0%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE): Representa um aumento de 0,5 pontos percentuais face a novembro. 

10 Jan 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Inflação aumenta 0,5 pontos percentuais em Portugal no mês de dezembro 

A taxa de inflação homóloga em Portugal subiu para 3,0% em dezembro, um aumento de 0,5 pontos percentuais face ao valor registado em novembro, segundo a estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), partilhada pelo Notícias ao Minuto

“A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 3,0% em dezembro de 2024, taxa superior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, refere o INE. 

Os preços de bens mais voláteis, como alimentos e energia, terão registado em dezembro uma taxa de 2,8%, acelerando face aos 2,6% do mês precedente. 

De acordo com o INE, a variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos subiu para 4,9%, mais do que duplicando face aos 2,1% registados no mês anterior. Já a variação do índice referente aos produtos alimentares não transformados aumentou para 3,4%, depois de ter sido de 1,9% em novembro. 

“Estes dois agregados apresentaram os contributos mais relevantes para a aceleração do IPC total”, destaca o INE, citado no site de notícias. 

Na evolução mensal, os dados do INE indicam que a variação da inflação foi de 0,1% em dezembro. Em novembro, esta variação tinha sido negativa, de -0,2%, e em dezembro de 2023 foi de -0,4%. 

Por sua vez, a inflação média dos últimos 12 meses situou-se em 2,4% em dezembro, ligeiramente acima dos 2,3% registados no mês anterior. 

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 3,1%, superior aos 2,7% do mês precedente, de acordo com os dados do INE. 

Continue a par da atualidade do panorama financeiro, acompanhando o Poupança no Minuto pelos vários canais:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores