analytics
Inflação? Voltou a subir na zona euro e em Portugal

Inflação? Voltou a subir na zona euro e em Portugal

O valor da taxa de inflação subiu na zona euro e em Portugal em julho, face ao registado no mês de junho. Confira as estatísticas. 

06 Aug 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Inflação em 2,6% na zona euro e 2,7% em Portugal em julho 

A taxa de inflação anual da zona euro fixou-se no mês de julho em 2,6%, o que supera os 2,5% do mês de junho, mas ainda aquém dos 5,3% do mês homólogo. 

A estimativa é do Eurostat, divulgada pelo Notícias ao Minuto, e conclui análise das principais componentes da inflação da zona euro, sendo que se prevê “que os serviços apresentem a taxa anual mais elevada em julho (4,0%, face a 4,1% em junho), seguidos dos produtos alimentares, álcool e tabaco (2,3%, face a 2,4% em junho), da energia (1,3%, face a 0,2% em junho) e dos produtos industriais não energéticos (0,8%, face a 0,7% em junho)”, lê-se. 

Além disso, a estimativa também aponta para uma taxa de inflação subjacente (exclui energia e alimentos não processados) de 2,8%, um valor estável comparando com junho, mas abaixo dos 3,3% de julho de 2023. 

Entre as maiores taxas de inflação medidas em julho nos 20 países da área euro, o Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IPHC) estima 5,5% na Bélgica, 3,5% na Estónia e nos Países Baixos, e 3,4% na Croácia. 

Entre as taxas de inflação mais baixas observadas, está a Finlândia com 0,6%, Letónia com 0,8% e Lituânia com 1,1%. Sendo que, em Portugal, a inflação estimada está em 2,7%. 

Continue a acompanhar a atualidade do mundo financeiro subscrevendo a nossa newsletter, ou, se precisar de ajuda para poupar com os seus encargos mensais com produtos de créditos e/ou seguros, entre já em contacto com um agente do Poupança no Minuto que o ajudará sem custos:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores