IUC passa a ter pagamento em data fixa e pode ser pago em prestações
A partir de 2026, o Imposto Único de Circulação (IUC) já não é pago no mês da matrícula e terá uma data única de pagamento para todos os veículos, podendo ser pago em prestações em alguns casos.
IUC deixará de ser pago no mês da matrícula em 2026
A partir de 2026, todos os proprietários de veículos terão novas regras para o pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC). A medida foi anunciada pelo Governo durante uma conferência de imprensa conjunta dos ministros das Finanças e da Economia, após o Conselho de Ministros - lê-se no Notícias ao Minuto.
O imposto, popularmente conhecido como "selo do carro", deixará de ser pago no mês correspondente à matrícula do veículo. Em vez disso, haverá uma data única para todos os contribuintes.
Segundo o Governo, se o valor do IUC for até 100 euros, o pagamento será realizado integralmente no mês de fevereiro. Para valores superiores a 100 euros, o imposto será dividido em duas prestações iguais, pagas em fevereiro e outubro.
Atualmente, o IUC é liquidado no mês em que o veículo foi matriculado, o que tem gerado problemas para muitos contribuintes. "Muitas pessoas esquecem-se do mês em que compraram o carro, seja novo ou em segunda mão, e isso resulta em atrasos e coimas", explicou o ministro das Finanças, Miranda Sarmento.
O novo modelo visa simplificar o processo e evitar esquecimentos. A medida só entrará em vigor em 2026, e o IUC será calculado com base no proprietário do veículo no final do ano anterior ao imposto devido.
Atualize-se sobre todas as alterações fiscais relevantes, mantendo-se atento ao Poupança no Minuto: