O que muda nos impostos em 2025?
Para 2025, o Governo decidiu manter as taxas da maioria dos impostos inalteradas, enquanto, ao nível autárquico, aumentou o número de municípios a aplicar a taxa mínima do IMI ou a realizar pequenas reduções em relação ao valor de 2024.
Estas são as principais alterações nos impostos para 2025
Conheça as principais alterações nos impostos em 2025, com impacto nos seus rendimentos, divulgadas pelo Notícias ao Minuto:
IRS: Alterações para aumentar o rendimento líquido em 2025
O imposto sobre os rendimentos dos particulares terá várias alterações em vigor a partir de janeiro de 2025, que irão traduzir-se num aumento do rendimento líquido, tanto a partir de janeiro como no momento de entrega da declaração anual.
Entre as mudanças estão:
- A atualização dos limites dos escalões em 4,6%;
- O aumento do valor isento de IRS (mínimo de existência) para 12.180 euros, acompanhando a subida do Salário Mínimo Nacional (SMN);
- O aumento da dedução específica para 4.462,15 euros;
- A subida do limite da dedução com rendas de casa, que passa de 600 para 700 euros.
O novo modelo do IRS Jovem entra também em vigor em janeiro, sendo mais abrangente e vantajoso do que o anterior. Este regime passa a ser válido por 10 anos (até aos 35 anos) e aplica-se a rendimentos brutos anuais até 55 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS). Apesar das melhorias, críticos da medida afirmam que ela não será suficiente para evitar a saída de jovens do país.
Além disso, em 2025:
- Trabalhadores independentes (recibos verdes) terão uma redução na taxa de retenção na fonte, que passa de 25% para 23%;
- Todos os contribuintes poderão consignar até 1% do IRS a entidades culturais, juvenis ou desportivas.
Subsídio de refeição: Novos limites isentos para 2025
Ainda no âmbito do IRS, o valor do subsídio de refeição isento de imposto e contribuições, quando pago em cartão ou vales, aumenta para 10,20 euros (mais 60 cêntimos). Para valores pagos em numerário, o limite isento mantém-se nos seis euros.
IMT: Atualização dos escalões em linha com o IRS
Tal como no IRS, os limites isentos e os valores sujeitos a taxas marginais do IMT serão atualizados em 4,6%, aplicando-se também ao modelo do IMT Jovem.
IMI: Mais municípios optam pela taxa mínima
Mais de metade dos municípios aplicará a taxa mínima de 0,3% do IMI em 2025 (para o imposto de 2024). Entre os municípios que decidiram por esta taxa estão Lisboa, Oeiras, Sintra, Albufeira e Faro.
A maioria das autarquias continuará a conceder descontos no IMI às famílias com dependentes.
ISP: Ajuste na composição do imposto sobre combustíveis
As taxas unitárias do ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) sobre o litro de gasolina e gasóleo aumentarão cerca de três cêntimos em janeiro, compensando a descida da taxa de carbono em igual valor. O Governo garante que o valor total do ISP suportado pelos consumidores não será alterado, sendo apenas ajustada a composição do imposto.
O objetivo é retirar gradualmente as medidas extraordinárias implementadas em 2022 e 2023 para mitigar a subida dos preços dos combustíveis, em conformidade com as exigências da Comissão Europeia.
Tributação automóvel: Novas regras e redução no ISV
A partir de 2025, as tabelas de desconto no ISV (Imposto sobre Veículos) para carros usados importados serão unificadas. Em vez de tabelas separadas para cilindrada e emissões de CO2, haverá uma única tabela para a totalidade do imposto. Com isso, o ISV baixará, em geral, especialmente para veículos com emissões mais elevadas.
Além disso:
- Não haverá atualização das taxas do IUC (Imposto Único de Circulação).
- As taxas de tributação autónoma sobre veículos de empresas e empresários em nome individual também serão reduzidas.
Continue informado sobre a atualidade financeira com impacto nos seus rendimentos, acompanhando o Poupança no Minuto: