Os saldos começaram! Dicas para fazer compras conscientes
Saiba estas dicas para que não se “perca” nas compras nesta época de saldos.
6 dicas para comprar nos saldos com consciência
Termina a época mais especial do ano e começa... outra igualmente especial (pelo menos para os consumidores).
Como é habitual, em muitas lojas, os saldos começaram a 26 de dezembro, uma altura ideal para trocar as prendas que não agradaram ou adquirir aquilo que realmente queria.
Porém, como é fácil cair em exageros e gastar mais do que o necessário, o Notícias ao Minuto deixou algumas dicas para evitar despesas desnecessárias, que passamos a citar:
- Faça uma lista do que realmente precisa
Os saldos são uma excelente oportunidade para adquirir bens necessários a preços mais baixos. Para evitar ceder a tentações, elabore uma lista do que realmente precisa e mantenha-se fiel a ela.
- Verifique os preços
O preço com desconto do artigo que vai comprar deve estar claramente indicado ao lado do preço original. Analise bem a diferença entre os preços e avalie se o desconto compensa de facto.
- Certifique-se de que o produto está em bom estado
Só porque um artigo está em saldos, não significa que não possa apresentar defeitos. Inspecione bem o produto antes de o comprar.
- Guarde o recibo da compra
Ter o comprovativo da sua compra é essencial caso precise de devolver o artigo devido a um defeito identificado mais tarde. Sem este comprovativo, o comerciante pode recusar a devolução.
- Informe-se sobre as condições de devolução
Antes de comprar, confirme quais são as políticas de devolução da loja, pois estas variam de estabelecimento para estabelecimento.
- Cuidado com os descontos online
Muitos descontos online referem-se a preços de referência que não correspondem ao preço mais baixo praticado nos últimos 30 dias. Para evitar este tipo de fraude, use comparadores ou consultores de preços para verificar os valores reais.
Continue a acompanhar dicas de poupança, não perca nenhum conteúdo do Poupança no Minuto!