Presentes de Natal? 42% dos portugueses não utilizam o que recebem
Uma parte significativa de portugueses (42%) admite não utilizar os presentes recebidos na época natalícia.
Estudo revela comportamento dos portugueses face às prendas natalícias
Quase três milhões de portugueses recebem presentes de que não gostam e optam por "re-oferecê-los" a outras pessoas, revela um estudo da Sonae Sierra partilhado no Notícias ao Minuto.
O estudo, que analisou preferências e comportamentos típicos durante o Natal, mostra que 25% acabam por dar as prendas indesejadas a outra pessoa.
Cerca de três milhões de pessoas afirmam receber presentes que não lhes agradam, sendo as meias o produto mais indesejado. Contudo, para evitar desconforto, mais de metade dos inquiridos prefere não demonstrar o desagrado. Apenas 39% optam por devolver os presentes.
A troca de presentes no Natal desperta emoções diversas:
- 68% dos portugueses relatam sentir-se mal ao receber prendas que não apreciam;
- 91% ficam frustrados ao perceberem que o presente escolhido não agradou a quem o recebeu;
- Em contrapartida, 88% sentem-se felizes ao perceber que a prenda foi bem recebida.
Este ano, o estudo aponta que a maioria dos portugueses prevê gastar cerca de 250 euros em prendas de Natal, com cada pessoa a oferecer, em média, oito presentes. Chocolates lideram as escolhas, representando 60% das ofertas, seguidos por roupa e calçado, especialmente para familiares. Os postais são as prendas menos procuradas.
Em termos de hábitos de compra:
- 67% dos portugueses aguardam pelas promoções da Black Friday para começar as suas compras;
- 85% optam pelos centros comerciais devido à conveniência de encontrar várias lojas num único local, facilidade de estacionamento e a diversidade de opções.
O estudo também identificou três perfis típicos de comportamento nesta época:
- Teleguiado (30%): Depende de instruções de terceiros, muitas vezes por telefone, para saber o que comprar;
- Fica para mim (19%): Escolhe presentes com base nos próprios gostos, assumindo que, na dúvida, fica com a prenda;
- Influencer (17%): Foca-se em presentes esteticamente agradáveis e bem embrulhados, para que o unboxing possa ser partilhado nas redes sociais.
Apesar de mudanças nas tendências de consumo, os centros comerciais continuam a ser o local preferido para as compras de Natal, valorizados pela praticidade, conveniência e diversidade de ofertas.
Continue a acompanhar dados semelhantes e conheça todas as dicas de poupança para este Natal, na newsletter semanal do Poupança no Minuto e nas redes sociais: