analytics
Mulher sentada em chão com folhas espalhadas, calculadora, moedas, cartões e a abrir carteira vazia

Quais as prioridades apontadas para o OE2025?

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, explica que as prioridades para o próximo Orçamento do Estado vão assentar na redução da carga fiscal e no equilíbrio das contas públicas. 

26 Apr 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

“Medidas visam aumentar a produtividade e a competitividade da economia portuguesa” 

Em intervenção na abertura do debate parlamentar sobre o Programa de Estabilidade 2024-2028, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento aponta como prioridades para o Orçamento do Estado 2025 (OE2025) a redução da carga fiscal dentro da margem orçamental disponível, bem como o equilíbrio das contas públicas. 

O governante anunciou ainda que o programa estrutural de médio prazo, que será remetido à Comissão Europeia no outono, e o OE2025 estarão ambos “alinhados com aquilo que são as prioridades deste Governo”, cita o Notícias ao Minuto

Como objetivos principais dentro das prioridades, o ministro indica a “transformação estrutural da economia portuguesa, aumentando a sua competitividade e produtividade”, com uma redução da carga fiscal, “dentro da margem orçamental disponível” e “contas públicas equilibradas e redução da dívida para um desenvolvimento económico e social sustentável”. 

Porém, o mesmo nota que a margem disponível para estímulos orçamentais está condicionada pela necessidade de manter as contas equilibradas e a dívida pública numa trajetória descendente. Fatores estes que são “determinantes não só para reforçar a resiliência da economia portuguesa, a choques adversos, mas também para que a sua estratégia de crescimento seja robusta e sustentável”, explica Joaquim Miranda Sarmento. 

“O nosso programa e as nossas medidas visam aumentar a produtividade e a competitividade da economia portuguesa, aumentado o PIB potencial, visando um crescimento económico mais robusto, superior a 3% ao ano”, deixa claro. 

Assinalando que o PE indica um excedente orçamental de 2% do PIB, o ministro das Finanças defende, porém, que “a ação deste Governo e o efeito positivo das medidas de política económica, que vão ser implementadas este ano, podem ter um impacto positivo no excedente orçamental que se deverá registar no final de 2024”. 

A perspetiva é de melhora na economia portuguesa, mas gostava que o seu orçamento mensal acompanhasse? Pode poupar com efeito imediato reduzindo as suas prestações mensais de créditos e seguros. Tem várias opções que o podem tornar possível, como a junção de vários créditos num só crédito consolidado e uma única prestação mais baixa, a renegociação de condições dos produtos ou transferência dos mesmos para novas entidades por forma a aceder a melhores condições a mais baixo custo. 

Quer poupar e poupar-se? Os intermediários de crédito e mediadores de seguro do Poupança no Minuto ajudam em todos estes processos, sem custos, facilitando toda a mediação e burocracias com os bancos e seguradoras. Saiba a que opções pode aceder, entrando em contacto com os nossos agentes: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.