Quase um terço dos portugueses pondera emigrar: Eis os principais motivos
Segundo um estudo, cerca de 32% dos portugueses pondera a emigração. Mas porquê?
Estes são os principais motivos pelos quais é ponderada a emigração pelos portugueses
Um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG), “Consumer Sentiment Survey”, partilhado pelo Notícias ao Minuto, revelou que 32% dos portugueses pondera emigrar. Este número reflete a insatisfação com a realidade política, fiscal e social em Portugal, bem como a procura de melhores oportunidades profissionais.
Quais os motivos principais para emigrar? Cerca de 37% procura melhores perspetivas profissionais, e de 36% aponta o descontentamento político, fiscal e social como fator determinante.
Entre os mais propensos a emigrar, encontra-se 64% dos jovens entre os 18 e os 24 anos e 34% dos indivíduos com ensino universitário. Por outro lado, apenas 17% das pessoas com idades entre 55 e 64 anos e 29% daqueles sem ensino superior consideram esta possibilidade.
Manuel Luiz, managing director e partner da BCG, destaca que este fenómeno reflete o desajuste entre as expectativas e ambições dos jovens e pessoas qualificadas em comparação com o que o mercado de trabalho nacional oferece.
Fatores mais e menos valorizados no trabalho
Os inquiridos revelaram dar importância a:
- Flexibilidade de horário e autonomia (24%).
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (23%).
- Ambiente de trabalho saudável e colaborativo (20%).
Menos valorizados:
- Propósito e significado do trabalho (13%).
- Flexibilidade do local de trabalho (12%).
- Outros benefícios como combustível, carro e ginásio (6%).
Apenas 25% dos inquiridos prefere o modelo totalmente presencial, embora 73% ainda trabalhe exclusivamente desta forma. Este desajuste reflete a necessidade de transformação nas condições laborais em Portugal para conter a tendência de emigração.
Saiba todas as tendências da atualidade financeira em Portugal acompanhando a newsletter semanal do Poupança no Minuto e seguindo-nos nas redes sociais: