analytics
Pessoa deitada no chão rodeada de notas, simbolizando liberdade financeira alcançada através de hábitos de poupança.

Quer fazer esticar o orçamento? Adote estes hábitos de poupança

Estas estratégias vão ajudar a organizar e esticar o orçamento nos meses que se avizinham. 

08 Nov 20243 min

Vous avez aimé ce que vous avez lu? Partagez-le!

5 estratégias para fazer esticar o orçamento 

Com o fim do ano à porta e as despesas que aí vêm com as festividades e a Black Friday, é importante adotar estratégias eficazes para poupar.  

No Dia Mundial da Poupança, celebrado recentemente, a instituição Nikel partilhou algumas dicas práticas para organizar as finanças e esticar o orçamento

Adotar alguns hábitos financeiros agora pode garantir um final de ano mais leve e evitar gastos inesperados. 

Quem partilha é o Notícias ao Minuto, que cita as 5 estratégias: 

1. Preparar um orçamento 

"Antes de fazer compras, é importante definir um limite de gastos para cada categoria: presentes, alimentação, entretenimento, entre outras. Assim, é possível evitar gastos impulsivos e excessivos que podem comprometer as finanças." 

2. Fazer uma lista de compras 

"Ao ter uma lista bem estruturada com tudo o que se pretende comprar durante esta época, alinhada com o orçamento definido, é possível manter o foco nas necessidades reais, evitando compras desnecessárias. É ainda importante considerar o ajuste de prioridades de consumo, podendo haver necessidade de ceder em alguns gastos habituais para manter o orçamento dentro do planeado." 

3. Aproveitar promoções de forma estratégica 

"É necessário avaliar com cautela os descontos da Black Friday e da época natalícia que, embora sejam tentadores, não são sempre os mais vantajosos. Desta forma, comparar preços online e procurar campanhas antecipadas, que oferecem descontos atrativos, podem ser estratégias importantes a adotar." 

4. Utilizar soluções de pagamento seguras 

"É importante escolher soluções de pagamento seguras, com recurso ao serviço 3D Secure, e de fácil utilização, que permitam controlar e acompanhar em tempo real as transações de forma eficaz e fazer pagamentos com rapidez, flexibilidade e segurança. Além disso, comprar em websites seguros, verificando o certificado SSL (endereços que se iniciam por HTTPS), ou ficar atento à existência de erros ortográficos no URL do site e respetivos conteúdos, são alguns aspetos a ter em atenção." 

5. Monitorizar as suas despesas de forma contínua 

"O acompanhamento regular de movimentações da conta é fundamental para verificar gastos, facilitar a identificação de despesas que ultrapassem os limites previamente definidos e permitir um ajuste rápido no orçamento para manter um controlo das finanças. Ter uma conta sem descobertos poderá ser também uma vantagem adicional, permitindo garantir que não se gasta mais do que se tem disponível." 

Siga mais dicas de poupança, acompanhando o Poupança no Minuto na newsletter semanal e nas redes sociais:

Newsletter

Abonnez-vous à notre newsletter et ne manquez aucun contenu.



Simulateurs
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermédiaire de Crédit inscrit auprès de la Banque de Portugal avec le nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrite à la ASF avec le nº 423578365


Poupança no Minuto est une marque de Financefy, S.A., intermédiaire de crédit lié, immatriculé auprès de la Banque du Portugal sous le numéro 0006860. Services autorisés : présentation ou proposition de contrats de crédit aux consommateurs. Assistance aux consommateurs, par la réalisation d'actes préparatoires ou d'autres travaux de gestion précontractuelle relatifs à des contrats de crédit non présentés ou proposés par l'entreprise. Prêteurs: Bankinter, S.A. - Succursale au Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Succursale au Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Succursale au Portugal, Immobilier Credit Union, S.A., Établissement Financier de Crédit (Entreprise Unique) - Succursale au Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Institution Financière de Crédit, S.A.