analytics
Tenho de declarar a caução de rendas em IRS?

Tenho de declarar a caução de rendas em IRS?

Tribunal contraria Autoridade Tributária e explica que não. Saiba porquê. 

21 Feb 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Precisa de equilibrar o orçamento, e tem créditos e/ou seguros? Contacte os intermediários de crédito e mediadores de seguro da Poupança no Minuto e encontre soluções para baixar as suas prestações! Mas leia, antes, a questão em causa. 

Caução de rendas: É necessário declarar em IRS? 

A Autoridade Tributária (AT) multou um contribuinte por não declarar a caução de rendas em IRS, mas o Tribunal arbitral contrariou a decisão. 

O Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) decidiu a favor do contribuinte considerando que a caução de rendas não deve ser declarada em IRS, contrariamente ao que as Finanças têm defendido. 

“A caução não é verdadeiramente um rendimento, nem na perspetiva civilista, nem na perspetiva económica, sendo que não se integra verdadeiramente no património do seu beneficiário”, é a justificação partilhada pela entidade, segundo o Notícias ao Minuto.   

O contribuinte em questão não declarou o IRS no valor de uma caução, uma vez que a mesma seria devolvida ao proprietário no caso de não existir incumprimento do arrendatário. 

Nesse sentido, as Finanças exigiram que o contribuinte pagasse 160 mil euros de multa, acrescida de 21 mil euros de juros. Através da decisão do tribunal a favor do contribuinte, o valor de 180 mil euros acabou por ser restituído ao inquilino

Pelo que, a nível legal, fica isento de declarar qualquer caução de rendas em IRS, não podendo ser multado pelo Fisco. Esta é, assim, menos uma despesa sujeita a imposto. 

Se está a precisar de ajuda a esticar o seu orçamento mensal, saiba que a Poupança no Minuto o pode ajudar a renegociar condições de créditos e seguros com as suas entidades contratantes. O nosso serviço é gratuito e encontra as melhores propostas e mais adequadas a si, a nível de renegociação, nova contratação, ou transferência de financiamentos para outros bancos! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.