Tenho de declarar a caução de rendas em IRS?
Tribunal contraria Autoridade Tributária e explica que não. Saiba porquê.
Precisa de equilibrar o orçamento, e tem créditos e/ou seguros? Contacte os intermediários de crédito e mediadores de seguro da Poupança no Minuto e encontre soluções para baixar as suas prestações! Mas leia, antes, a questão em causa.
Caução de rendas: É necessário declarar em IRS?
A Autoridade Tributária (AT) multou um contribuinte por não declarar a caução de rendas em IRS, mas o Tribunal arbitral contrariou a decisão.
O Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) decidiu a favor do contribuinte considerando que a caução de rendas não deve ser declarada em IRS, contrariamente ao que as Finanças têm defendido.
“A caução não é verdadeiramente um rendimento, nem na perspetiva civilista, nem na perspetiva económica, sendo que não se integra verdadeiramente no património do seu beneficiário”, é a justificação partilhada pela entidade, segundo o Notícias ao Minuto.
O contribuinte em questão não declarou o IRS no valor de uma caução, uma vez que a mesma seria devolvida ao proprietário no caso de não existir incumprimento do arrendatário.
Nesse sentido, as Finanças exigiram que o contribuinte pagasse 160 mil euros de multa, acrescida de 21 mil euros de juros. Através da decisão do tribunal a favor do contribuinte, o valor de 180 mil euros acabou por ser restituído ao inquilino.
Pelo que, a nível legal, fica isento de declarar qualquer caução de rendas em IRS, não podendo ser multado pelo Fisco. Esta é, assim, menos uma despesa sujeita a imposto.
Se está a precisar de ajuda a esticar o seu orçamento mensal, saiba que a Poupança no Minuto o pode ajudar a renegociar condições de créditos e seguros com as suas entidades contratantes. O nosso serviço é gratuito e encontra as melhores propostas e mais adequadas a si, a nível de renegociação, nova contratação, ou transferência de financiamentos para outros bancos!