analytics
Proteja-se do risco sísmico com um seguro multirriscos. Saiba como

Proteja-se do risco sísmico com um seguro multirriscos. Saiba como

Tendo Portugal diversas zonas de risco de sismo, é essencial que as habitações estejam protegidas. Esse é o objetivo de um seguro multirriscos. Proteger casas e respetivos recheios nestes casos. Saiba como funciona e como contratar. 

30 Aug 20243 min

Liked what you just read? Share it!

O iminente risco de sismos em Portugal: Como estar protegido 

Com o mais recente sismo ocorrido em Portugal, surge a questão: O que poderíamos ter feito diferente para estar melhor protegidos contra este risco?  

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) veio alertar para o facto de a maioria das habitações em Portugal não estarem protegidas face ao iminente risco deste fenómeno. 

Como tal, passamos a explicar como pode precaver-se, proteger a sua casa e os seus bens, no caso de um sismo, através de um seguro multirriscos. 

O que é um seguro multirriscos habitação? 

Em primeiro lugar, deve saber que um seguro multirriscos habitação é um produto obrigatório a contratar quando compra uma casa através de crédito habitação. Por isso, se for o seu caso, basta informar-se face às coberturas que contratou, pois caso não tenha a cobertura de risco sísmico, pode renegociar as condições para a incluir no contrato. 

Porém, para quem não aceda a financiamento na compra de casa, não é mandatário ter este seguro contratado.  

Mas qual o objetivo do seguro multirriscos então? Este serve para cobrir danos que ocorram no seu imóvel ou recheio, bem como responsabilidade civil. 

Ou seja, caso aconteça um sinistro ao imóvel, este fica assegurado através de um certo capital consoante as coberturas contratadas. 

Isto é, ocorrendo um sismo que cause danos ao seu imóvel e bens, terá o valor correspondente à reparação disponibilizado pela seguradora. 

Que coberturas se pode contratar num seguro multirriscos? 

Ao contratar um seguro multirriscos, existem coberturas base disponibilizadas pelas seguradoras, podendo depois o segurado adicionar outras que vão ao encontro das suas preferências e necessidades. 

Segundo a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), as coberturas pré-determinadas mais comuns num seguro multirriscos são: 

  • Reparação de danos causados no edifício, na própria fração ou noutras frações;  
  • Ocorrência de riscos distintos do incêndio como, por exemplo, inundações, tempestades e riscos elétricos;   
  • Reparação de danos causados nos bens móveis da habitação;   
  • Indemnização por furto ou roubo;   
  • Responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar (caso seja necessário indemnizar terceiros por danos causados);   
  • Indemnizações por morte do segurado ou cônjuge, em consequência de incêndio, queda de raio, explosão ou roubo, quando ocorrida na habitação.  

Porém, pode acrescentar as coberturas complementares de que necessitar, tais como a cobertura de fenómenos sísmicos

Contudo, note que o prémio a pagar no seguro dependerá das coberturas que contratar. 

Quer contratar um seguro multirriscos ou adicionar a cobertura de risco sísmico ao seu? Entre em contacto com um mediador de seguros do Poupança no Minuto e deixe tudo do nosso lado, sem qualquer custo. Poupe(-se) e fale já connosco: 

Newsletter

Subscribe to our newsletter and don't miss any content.