Mulher a dar dinheiro a banco simbolizando pagamento da prestação mensal do crédito habitação

Crédito habitação: Prestação média desce pela 1.ª vez desde 2021

É a primeira vez desde dezembro de 2021 que a prestação mensal média cai. Em causa está uma descida de três euros. 

14 May 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Poupar no seu crédito habitação nunca foi tão fácil: Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto encontram a proposta ideal para que possa adequar as suas condições atuais a uma prestação mensal mais baixa! Renegoceie o seu crédito ou transfira-o para um novo banco, contactando os nossos serviços gratuitos. 

“Este foi o primeiro mês desde o início da série estatística, em dezembro de 2021” 

A prestação mensal média do crédito habitação caiu pela primeira vez em poucos euros, desde dezembro de 2021.  

A informação é divulgada pelo Banco de Portugal (BdP), que aponta para uma descida da prestação de 426 para 423 euros. 

Segundo o comunicado do BdP, citado pelo Notícias ao Minuto, “a prestação média mensal do stock de crédito à habitação foi de 423 euros, uma diminuição de 3 euros relativamente a fevereiro. Este foi o primeiro mês desde o início da série estatística, em dezembro de 2021, no qual se verificou uma diminuição da prestação média mensal”. 

O BdP revela ainda que, em março, os novos empréstimos habitação foram, na sua maioria (74%), contratados com o regime de taxa de juro mista – implicando uma taxa de juro fixa num período inicial, e depois taxa variável). 

Quanto à taxa de juro média das novas operações destes financiamentos, passou de 3,92% em fevereiro para 3,83% em março. Relativamente aos novos contratos, diminuiu de 3,72% para 3,68% em março. E nos contratos renegociados, passou de 4,27% para 4,20%. 

O valor das novas operações destes empréstimos a particulares, incluindo contratos novos e os renegociados, totalizaram 2.583 milhões de euros em março, mais 58 milhões de euros que em fevereiro. Em contrapartida, o valor das renegociações de crédito habitação diminuiu em 118 milhões de euros quanto a fevereiro, tendo totalizado 549 milhões de euros em março de 2024. 

Quer também ver a sua prestação mensal a baixar? Através da renegociação das condições do seu contrato ou da transferência do mesmo para um novo banco, é possível! Com os intermediários de crédito do Poupança no Minuto do seu lado, poupa não só na sua prestação, como tempo e burocracias! Simule a sua transferência do crédito e inicie já o seu processo: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação