analytics
Mulher a dar dinheiro a banco simbolizando pagamento da prestação mensal do crédito habitação

Crédito habitação: Prestação média desce pela 1.ª vez desde 2021

É a primeira vez desde dezembro de 2021 que a prestação mensal média cai. Em causa está uma descida de três euros. 

14 May 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Poupar no seu crédito habitação nunca foi tão fácil: Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto encontram a proposta ideal para que possa adequar as suas condições atuais a uma prestação mensal mais baixa! Renegoceie o seu crédito ou transfira-o para um novo banco, contactando os nossos serviços gratuitos. 

“Este foi o primeiro mês desde o início da série estatística, em dezembro de 2021” 

A prestação mensal média do crédito habitação caiu pela primeira vez em poucos euros, desde dezembro de 2021.  

A informação é divulgada pelo Banco de Portugal (BdP), que aponta para uma descida da prestação de 426 para 423 euros. 

Segundo o comunicado do BdP, citado pelo Notícias ao Minuto, “a prestação média mensal do stock de crédito à habitação foi de 423 euros, uma diminuição de 3 euros relativamente a fevereiro. Este foi o primeiro mês desde o início da série estatística, em dezembro de 2021, no qual se verificou uma diminuição da prestação média mensal”. 

O BdP revela ainda que, em março, os novos empréstimos habitação foram, na sua maioria (74%), contratados com o regime de taxa de juro mista – implicando uma taxa de juro fixa num período inicial, e depois taxa variável). 

Quanto à taxa de juro média das novas operações destes financiamentos, passou de 3,92% em fevereiro para 3,83% em março. Relativamente aos novos contratos, diminuiu de 3,72% para 3,68% em março. E nos contratos renegociados, passou de 4,27% para 4,20%. 

O valor das novas operações destes empréstimos a particulares, incluindo contratos novos e os renegociados, totalizaram 2.583 milhões de euros em março, mais 58 milhões de euros que em fevereiro. Em contrapartida, o valor das renegociações de crédito habitação diminuiu em 118 milhões de euros quanto a fevereiro, tendo totalizado 549 milhões de euros em março de 2024. 

Quer também ver a sua prestação mensal a baixar? Através da renegociação das condições do seu contrato ou da transferência do mesmo para um novo banco, é possível! Com os intermediários de crédito do Poupança no Minuto do seu lado, poupa não só na sua prestação, como tempo e burocracias! Simule a sua transferência do crédito e inicie já o seu processo: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.