analytics
Em 2021, pouco mais de 1/3 dos proprietários tinham encargos com a compra da casa

Em 2021, pouco mais de 1/3 dos proprietários tinham encargos com a compra da casa

Em 2021, a realidade da habitação era diferente: segundo estudo, pouco mais de 1/3 de proprietários tinham custos mensais com a compra da casa. Perceba os dados e como baixar a sua prestação de habitação atual. 

17 May 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Apenas 38,4% de proprietários tinham encargos mensais com aquisição de imóvel em 2021 

De acordo com dados do estudo “O Parque Habitacional: Análise e Evolução 2011-2021", realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em colaboração com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNCE), divulgados pelo Notícias ao Minuto, pouco mais de 1/3 dos proprietários tinham encargos com a compra de casa em 2021. 

No mesmo ano, os alojamentos familiares clássicos de residência habitual estavam 70% ocupados pelo próprio proprietário, além de apenas 38,4% terem encargos mensais com a sua aquisição

Este estudo teve por base os resultados dos Censos 2021, pelo que, de 2.900.093 alojamentos de residência habitual ocupados pelos proprietários, eram 1.112.875 os que tinham encargos com a sua aquisição. 

Além disso, e tendo em conta os escalões de encargos por compras, em 52,8% dos alojamentos, o custo das mensalidades se encontrava entre 200 e 399 euros

Já relativamente aos alojamentos familiares clássicos de residência habitual arrendados, 61,4% dos alojamentos tinham valores mensais de renda entre 200 e 649 euros, com um valor médio mensal de renda em 334 euros

Esta não é, porém, a realidade atual das rendas nem dos encargos mensais dos proprietários de imóveis. Apesar de a inflação começar a descer, bem como a perspetiva de as taxas Euribor também aliviarem, os valores atuais na habitação têm causado dificuldades financeiras aos portugueses. 

Se este é o seu caso atualmente, saiba que pode ser possível baixar o valor que paga por crédito habitação, renegociando as suas condições atuais ou transferindo o seu contrato para um novo banco. Além disso, existem soluções que o ajudam no caso de ter, por exemplo, vários créditos: Podendo consolidar os vários num só e ficando a pagar uma prestação menor. 

Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem avaliar o seu caso e, se possível, ajudá-lo com o avançar de um destes processos, de forma gratuita! Entre em contacto connosco e comece já a poupar: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.