Incumprimento do crédito habitação: Saiba o que o PERSI pode fazer por si

Incumprimento do crédito habitação: Saiba o que o PERSI pode fazer por si

Entrou em incumprimento com o seu crédito habitação? O PERSI pode ajudar. Conheça o plano que os bancos devem seguir neste caso, e saiba como poupar na sua prestação mensal. 

08 Nov 20232 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Problemas com créditos? A Poupança no Minuto tem o serviço ideal: Intermediação de crédito gratuita, para o ajudar a baixar prestações mensais! Contacte os agentes, ou leia primeiro o que é o PERSI e o que pode fazer por si. 

PERSI pode resolver o incumprimento do seu crédito habitação por si 

O PERSI é um procedimento implementado pelos bancos na hora de resolver o incumprimento das prestações mensais de um crédito. Denomina-se procedimento extrajudicial de regularização de situações de incumprimento e, na prática, visa a procura de soluções que ajudem um mutuário que falhou com o pagamento do empréstimo. 

Segundo publicação nas redes sociais da Deco Proteste, analisada pelo Notícias ao Minuto, o PERSI “permite ao consumidor (cliente bancário) e à instituição de crédito negociar soluções para resolver a situação de incumprimento, evitando o recurso aos tribunais”. 

Pelo que, cabe ao banco “avaliar a situação do cliente e propor-lhe, sempre que tal seja viável, soluções adequadas à atual capacidade financeira, objetivos e necessidades”, pode ler-se no post. 

Banco de Portugal explica o procedimento 

O PERSI é um plano criado pelo Banco de Portugal (BdP), que obriga os bancos a encontrar opções que ajudem a recuperar um cliente do incumprimento. 

De acordo com o BdP, este plano assenta no benefício de direitos e garantias por parte dos clientes “para facilitar a obtenção de um acordo com as instituições de crédito na regularização de situações de incumprimento, evitando o recurso aos tribunais”. 

O procedimento abrange “a generalidade dos contratos de crédito celebrados com consumidores”, garante o BdP. 

Problemas com créditos? Recorra a um intermediário 

Ainda não chegou a esse ponto, mas teme que possa vir a entrar? Ao recorrer a um intermediário de crédito para o ajudar, pode diminuir (significativamente) as prestações que paga.  

Por exemplo, se tem um crédito habitação, o intermediário de crédito pode guiá-lo para que procure novas simulações com condições mais adequadas a si noutros bancos, e a transferir o seu crédito para outra entidade bancária. 

Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto acompanham-no ao longo de todo o processo entre si e os bancos, para chegar à melhor proposta com as melhores condições e consiga poupar com os seus créditos. Contacte-nos e aceda a um serviço de intermediação gratuito, rápido e personalizado! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação