Jovens representaram 54% dos novos créditos habitação em agosto
A faixa etária dos jovens até aos 35 anos tem sido a que mais compra casa, justificado pelas novas medidas de isenção dos impostos associados ao processo.
Em agosto, mais de metade dos novos contratos de crédito habitação pertenceram a jovens
Em agosto, os jovens até aos 35 anos representaram 54% dos novos créditos habitação, o que representa o primeiro mês desde janeiro em que a maioria dos financiamentos se concentrou nesta faixa etária.
Conforme dados do Banco de Portugal (BdP), que se leem no Notícias ao Minuto, os jovens até aos 35 anos representaram, em média, 41% dos novos contratos de crédito para habitação própria e permanente durante o primeiro semestre.
Em julho, essa percentagem desceu para 30%, voltando a subir para 54% em agosto, mês em que os jovens até 35 anos passaram a beneficiar de isenção parcial ou total do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e do Imposto do Selo (IS) na aquisição da primeira habitação.
Embora o BdP não tenha divulgado o montante médio dos empréstimos por faixa etária, a tendência confirma sinais do mercado imobiliário: muitos jovens adiaram a compra para aproveitar a isenção de impostos, o que incentivou a aquisição de imóveis entre este público.
O impacto dos jovens na compra de habitação própria continuou em setembro, quando representaram metade dos novos créditos concedidos para esse fim.
Vale ressaltar que estes dados dizem respeito, exclusivamente, a novos contratos de crédito habitação, excluindo renegociações, consolidações e transferências de crédito entre bancos.
Segundo o Ministério da Juventude e Modernização, nos primeiros 45 dias do programa IMT Jovem (de 1 de agosto a 18 de setembro), 3.098 jovens usufruíram da medida, resultando na compra de 2.141 casas.
Esta medida isenta jovens até aos 35 anos do pagamento de IMT e Imposto do Selo na compra da primeira habitação própria e permanente, com isenção total para imóveis até 316.772 euros e parcial para valores até 633.453 euros. Estes limites serão atualizados em 2025, conforme o Orçamento do Estado.
Procura comprar uma casa com a nova medida em vigor? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem ajudar com todo o processo e poupá-lo de toda a parte chata! Poupe-se e simule já o seu novo crédito habitação, para encontrar a melhor proposta do mercado para si: