analytics
Novo crédito habitação atinge valor recorde em dez anos no mês de outubro

Novo crédito habitação atinge valor recorde em dez anos no mês de outubro

Valor total dos novos contratos de crédito habitação alcançou, em outubro, 1.676 milhões de euros, o montante mais elevado desde 2014, com quase metade do crédito atribuído a jovens com menos de 35 anos. 

12 Dec 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Montante de novos créditos habitação atinge em outubro o valor mais elevado da última década 

O Banco de Portugal revelou, pelo que se lê no Notícias ao Minuto, os dados relativos aos empréstimos concedidos em outubro. No crédito habitação, os novos empréstimos ascenderam a 1.676 milhões de euros, um aumento de 499 milhões em comparação com outubro de 2023 e mais 131 milhões face a setembro de 2024. 

Este valor é o mais alto registado na série histórica iniciada em dezembro de 2014. De acordo com o Banco de Portugal, o segmento de clientes com menos de 35 anos representou 48% do montante dos contratos para habitação própria permanente. 

Benefícios fiscais impulsionam procura por parte dos jovens 

Desde agosto de 2024, jovens com menos de 35 anos beneficiam de isenções no IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) e no Imposto do Selo na compra da primeira habitação própria e permanente. Por exemplo, na aquisição de uma casa no valor de 300 mil euros, este grupo poupa cerca de 13.377,58 euros em impostos (10.977,58 euros de IMT e 2.400 euros de Imposto do Selo). 

Já a medida que prevê uma garantia pública para o crédito habitação dirigido a jovens, onde o Estado assegura uma parte do empréstimo, deverá entrar em vigor no final de 2024 ou início de 2025. A consulta pública do Banco de Portugal sobre este tema terminou recentemente. 

Renegociações e taxas de juro em queda 

Em outubro, o volume de renegociações de crédito totalizou 535 milhões de euros, um aumento de 104 milhões face a setembro, mas uma redução de 684 milhões em relação a outubro de 2023. 

Relativamente aos juros cobrados, a taxa média do novo crédito habitação desceu de 3,48% em setembro para 3,39% em outubro, atingindo o valor mais baixo desde janeiro de 2023. Esta é a 12.ª descida consecutiva registada, de acordo com o Banco de Portugal. 

Na zona euro, onde a média da taxa de juro foi de 3,50% em outubro, Portugal registou a sétima taxa de juro média mais baixa entre os países da região. 

Quer adquirir um crédito habitação ou renegociar o seu? Conte com os intermediários de crédito do Poupança no Minuto para o pouparem a toda a parte chata do processo, e o ajudarem a poupar com a melhor proposta do mercado! Não tem qualquer custo e tratamos de tudo por si: simule já o seu financiamento.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação