analytics
Pessoa a pagar com cartão num restaurante, enquanto janta com amigos.

Subsídio de alimentação em cartão conta para a taxa de esforço no crédito habitação?

Nem todos os rendimentos são considerados pelos bancos ao calcular a taxa de esforço no crédito habitação, por isso saiba se o subsídio de alimentação pago em cartão é um deles. 

24 Feb 20253 min

Gostou do que leu? Partilhe!

O subsídio de alimentação é contabilizado na taxa de esforço ao pedir um crédito habitação? 

Quando se solicita um crédito habitação, uma das principais avaliações feitas pelo banco é a taxa de esforço, ou seja, a percentagem do rendimento mensal que será destinada ao pagamento das prestações do empréstimo. Muitos clientes questionam se o subsídio de alimentação pago em cartão conta como rendimento para este cálculo. 

A resposta é sim: Todos os bancos consideram o subsídio de alimentação, desde que seja um rendimento regular

Os bancos analisam todos os rendimentos do cliente para avaliar a sua capacidade financeira e garantir que consegue suportar o pagamento do crédito habitação sem dificuldades. Assim, qualquer rendimento fixo e previsível, como o salário base, subsídios regulares (férias, Natal) e o subsídio de alimentação, é contabilizado para o cálculo da taxa de esforço. 

E se o subsídio de alimentação for pago em cartão? 

Mesmo quando é pago em cartão de refeição, o subsídio de alimentação continua a ser considerado, pois faz parte do vencimento mensal e tem um impacto real no orçamento do cliente. 

Outros rendimentos que podem ser contabilizados 

Além do subsídio de alimentação, há outros rendimentos que os bancos podem aceitar para o cálculo da taxa de esforço, desde que sejam constantes: 

  • Prémios e bónus regulares;
  • Comissões fixas;
  • Ajudas de custo recorrentes;
  • Rendimentos de trabalho extra ou part-time declarado.

Se um rendimento não for totalmente fixo, alguns bancos podem pedir mais recibos de vencimento para confirmar a sua regularidade antes de o incluírem no cálculo da taxa de esforço. 

Se está a pensar comprar casa e quer garantir que o banco avalia corretamente os seus rendimentos, confirme os critérios diretamente com a instituição financeira e apresente a documentação necessária para maximizar a sua capacidade de financiamento

Saiba também: Trabalhador pode decidir onde receber o subsídio de alimentação?

Para saber qual a sua taxa de esforço e capacidade financeira e avançar com a contratação do seu crédito habitação, conte com os intermediários de crédito do Poupança no Minuto que ajudam no processo todo, sem custos! Poupe(-se) e deixe do nosso lado encontrar as melhores condições do mercado para si. Simule já o financiamento aqui:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.