analytics
Tem PPR? Resgate até ao final de 2024 e aumente poupanças

Tem PPR? Resgate até ao final de 2024 e aumente poupanças

A medida excecional do Governo, que permite resgatar do seu plano poupança-reforma (PPR), para aumentar as suas poupanças ou aplicá-lo noutro projeto/produto, sem penalizações, foi alargada até ao final de 2024. 

23 Nov 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Aumentar poupanças com créditos ou seguros? Deixe com os intermediários de crédito e mediadores de seguro da Poupança no Minuto. Mas perceba primeiro o que pode fazer com o seu PPR até ao final do ano. 

Medida permite resgatar de PRR até final de 2024 sem penalizações 

Para quem tem um plano de poupança-reforma, plano-educação ou poupança-reforma/educação, pode desde janeiro de 2023 e agora até ao final de 2024 resgatar antecipadamente do produto, sem penalizações fiscais. Esta é uma medida implementada pelo Governo, que está em vigor e foi agora alargada para o próximo ano, que permite resgatar mensalmente o limite mensal do Indexante dos Apoios Sociais (IAS). 

Então, quem tem um PPR pode resgatar 480,43 euros mensais até dezembro de 2023 e 510,22 euros mensais a partir de janeiro de 2024, por forma a aumentar as suas poupanças, aplicar em investimento ou cobrir outros encargos

Este é um lembrete do Banco de Portugal (BdP), segundo notícia divulgada pelo Notícias ao Minuto. O supervisor da entidade garante que o reembolso “pode decorrer sem necessidade de permanência mínima de cinco anos para mobilização, desde que diga respeito a valores subscritos até 30 de setembro de 2022”. 

Onde posso aplicar o resgate do PPR? 

Note que pode resgatar o valor dos planos-poupança até ao limite mensal do IAS para aumentar as suas poupanças, e aplicá-lo onde tiver necessidade. Se o objetivo for para poupar, pode aplicar num fundo de emergência. Caso queira rentabilizar o valor, pode investi-lo. Ou também pode utilizá-lo para cobrir outros encargos

No caso de querer resgatar, parcial ou totalmente, o valor dos PPR sem penalizações fiscais ou a necessidade de permanência mínima de cinco anos para mobilização, sem limites de valor, deve aplicá-lo para: 

  • Pagar prestações de contratos de crédito garantidos por hipoteca sobre imóvel destinado a habitação própria e permanente do participante; 
  • Pagar prestações de crédito à construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente; 
  • Entregar a cooperativas de habitação em soluções de habitação própria permanente. 

É importante ressalvar ainda que, “o cliente que efetue um pedido de reembolso até ao limite do valor mensal do IAS não está impedido de pedir também o reembolso para pagamento de prestações de contratos de crédito garantidos por hipoteca sobre imóvel destinado a habitação própria e permanente do participante, para pagamento de prestações do crédito à construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente e para entregas a cooperativas de habitação em soluções de habitação própria permanente, na medida em que são regimes excecionais de aplicação cumulativa”, como alerta o BdP. 

Crédito habitação 

Por fim, o BdP realça ainda que é possível resgatar dos PPR antecipadamente sem penalizações e até ao limite anual de 12 meses o IAS, com a finalidade de reembolsar de forma antecipada contratos de crédito habitação própria e permanente. 

Sendo que, mais uma vez, “este regime excecional não impede o reembolso do valor total ou parcial dos planos de poupança ao abrigo das situações já legalmente previstas para o efeito”, garante a entidade. 

Porém, no caso do crédito habitação, se não quiser abdicar dos rendimentos do seu PPR, existem outras soluções para que possa poupar com a prestação mensal. 

Como é exemplo a transferência do crédito para uma nova instituição bancária: que fará efeito principalmente se o seu contrato tiver uma taxa variável indexada à Euribor. Ao transferir poderá ter acesso às campanhas promocionais que os bancos têm divulgado, com taxas mistas a partir de 3,35% (contrapondo com os 4% das taxas Euribor), fixando a taxa pelos próximos anos.  

Quer saber mais informações e perceber como funcionaria no seu caso específico? Contacte os intermediários de crédito da Poupança no Minuto para um serviço gratuito que o acompanhará ao longo de todo o processo, se desejar iniciar.  

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.