analytics
Comprar ou arrendar casa: Taxa de esforço das famílias portuguesas aumentou

Comprar ou arrendar casa: Taxa de esforço das famílias portuguesas aumentou

O indicador que mede o esforço das famílias portuguesas para suportar prestações de habitação foi mais elevado no segundo trimestre de 2024, face ao mesmo período o ano passado. Leia os números, em seguida. 

13 Aug 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Taxa de esforço dos portugueses para comprar ou arrendar casa aumentou no 2.º trimestre de 2024 

A taxa de esforço é um indicador utilizado para medir o impacto do custo da habitação no poder de compra do agregado familiar. Ou seja, mede o peso das prestações com habitação no orçamento familiar. 

Para arrendar ou comprar casa, a taxa de esforço das famílias aumentou no segundo trimestre de 2024, comparando com o segundo trimestre de 2023. 

De acordo com estudo do Idealista, divulgado pelo Notícias ao Minuto, as famílias portuguesas que querem comprar ou arrendar casa atualmente têm de fazer cada vez maiores esforços financeiros

Arrendar casa exige então agora um maior esforço financeiro face ao ano passado, passando de 77% para 82% no segundo trimestre de 2024, e comprar casa também, aumentando de 66% para 70% em junho deste ano. 

As cidades onde o esforço foi maior por parte das famílias em Portugal para arrendar casa foram Lisboa e Funchal, tendo em conta que as cidades onde a taxa de esforço mais aumentou foram Portalegre, Ponta Delgada e Vila Real. Pelo contrário, as cidades onde a taxa de esforço para arrendar casa diminuiu foram Beja, Funchal e Guarda. 

Para comprar casa, as cidades que exigiram um maior esforço financeiro foram Funchal, Leiria e Bragança, e as que exigiram um menor esforço foram Viana do Castelo, Évora e Coimbra. 

Se quer comprar uma casa com a menor prestação possível e, por conseguinte, uma menor taxa de esforço: Fale com um intermediário de crédito como o Poupança no Minuto para recolher diferentes propostas de financiamento dos vários bancos e comparar, para contratar a mais adequada. O processo não tem qualquer custo e tratam de tudo por si! Simule já:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.