analytics
Como funciona a contagem dos anos para o IRS jovem?

Como funciona a contagem dos anos para o IRS jovem?

Perceba melhor como funciona o novo regime de IRS jovem e como são contabilizados os anos de trabalho para obtenção do benefício. 

26 Feb 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Como funciona o novo regime de IRS jovem? 

Segundo o Portal das Finanças, o novo regime do IRS Jovem aplica-se aos rendimentos obtidos a partir do ano de 2025, inclusive, correspondendo a uma isenção parcial de tributação, com limites consoante o ano de trabalho. 

O benefício é aplicado até aos 35 anos de idade, durante os primeiros 10 anos de rendimentos, desde que o jovem ainda cumpra o critério de idade. 

A isenção aplica-se da seguinte forma: 

• 100% dos rendimentos no 1.º ano de obtenção de rendimentos;  

• 75% dos rendimentos no 2.º, 3.º e 4.º ano de obtenção de rendimentos;  

• 50% dos rendimentos no 5.º, 6.º e 7.º ano de obtenção de rendimentos;  

• 25% dos rendimentos no 8.º, 9.º e 10.º ano de obtenção de rendimentos. 

Leia melhor: Como funciona o novo regime de IRS Jovem?

E como é realizada a contagem dos anos de obtenção de rendimentos? 

De acordo com publicação do Governo na rede social Instagram, a contagem dos anos de obtenção de rendimentos inicia-se no primeiro ano em que o jovem obtém rendimentos da categoria A e/ou B, não sendo considerado dependente

Apenas os anos em que os rendimentos são declarados na qualidade de não dependente no IRS do agregado familiar, é que contam para aceder ao benefício. 

Ou seja, mesmo que tenha obtido rendimentos na qualidade de não dependente, e depois tenha feito, por exemplo, um ano intercalado em que obteve rendimentos na qualidade de dependente, o tempo prévio em que fez o IRS de forma não dependente não é considerado.  

O tempo começa a contabilizar a partir do ano em que se tornou não dependente e manteve a mesma qualidade até ao momento. 

Saiba ainda: Com a queda do Governo, o que acontece ao IRS Jovem e à garantia pública para comprar casa?

Siga o Poupança no Minuto para continuar a acompanhar a atualidade fiscal:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.