analytics
Estas 8 profissões estão abrangidas pelo regime fiscal para novos residentes

Estas 8 profissões estão abrangidas pelo regime fiscal para novos residentes

O regime fiscal IFICI+ substitui o estatuto de residente não habitual, e oferece uma taxa de IRS reduzida de 20% para atrair profissionais altamente qualificados em áreas como saúde, tecnologia e inovação. 

15 Jan 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

IFICI+: 8 profissões abrangidas pelo novo regime fiscal para atrair talento qualificado 

O regime fiscal que substitui o estatuto de residente não habitual, o IFICI+, abrange 8 profissões consideradas "altamente qualificadas", segundo a portaria publicada em Diário da República e citada no Notícias ao Minuto

Nesta portaria, o Governo estabelece as regras para a inscrição dos beneficiários no regime, bem como as listas de profissões altamente qualificadas e de atividades industriais e de serviços abrangidas. 

As "profissões altamente qualificadas" elegíveis para o incentivo fiscal à investigação científica e inovação são as que se enquadrem nos seguintes códigos: 

  • Diretor-geral e gestor executivo de empresas; 
  • Diretores de serviços administrativos e comerciais; 
  • Diretores de produção e de serviços especializados; 
  • Especialistas em ciências físicas, matemáticas, engenharias e técnicas afins; 
  • 'Designer' de produto industrial ou de equipamento; 
  • Médicos; 
  • Professores do ensino universitário e superior; 
  • Especialistas em tecnologias de informação e comunicação (TIC). 

De acordo com o ministro da Economia, existe um regime transitório para os rendimentos auferidos em 2024. Este regime permite que os residentes que tenham obtido este estatuto em 2024 possam apresentar o pedido de inscrição e comunicar eventuais alterações até 15 de março de 2025

Neste primeiro ano de implementação do IFICI+, os interessados poderão inscrever-se até 15 de março. Nos anos seguintes, a data limite será 15 de janeiro, aplicável a quem se tenha tornado residente no ano anterior. 

O IFICI+ é um novo regime fiscal destinado a atrair trabalhadores qualificados, especialmente nas áreas de investigação científica. Este regime prevê a aplicação de uma taxa de IRS de 20% sobre os rendimentos de trabalho dependente e independente (categorias A e B). 

Saiba ainda: Quais as profissões mais bem pagas em Portugal em 2025?

Siga o Poupança no Minuto para mais informações sobre a atualidade financeira:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.