analytics
Faltas por endometriose: Saiba como vai funcionar a nova lei

Faltas por endometriose: Saiba como vai funcionar a nova lei

Mulheres com endometriose passam agora a poder dar faltas justificadas ao trabalho. Saiba quais são as regras da nova lei. 

04 Apr 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Nova lei permite dar até 3 faltas justificadas por mês a mulheres com endometriose 

Foi publicada a lei que reforça os direitos das pessoas com endometriose e adenomiose, assegurando um melhor acesso a cuidados de saúde e estabelecendo um regime de faltas justificadas ao trabalho e às aulas, com alterações ao Código do Trabalho. 

"A presente lei promove os direitos das pessoas com endometriose ou com adenomiose através do reforço do seu acesso a cuidados de saúde e da criação de um regime de falta justificada ao trabalho e às aulas até três dias consecutivos por mês, alterando o Código do Trabalho", pode ler-se no documento.   

Assim, a nova lei prevê que “as trabalhadoras que sofram de dores intensas e incapacitantes devido à endometriose ou à adenomiose durante o período menstrual possam faltar justificadamente ao trabalho, sem qualquer perda de remuneração, até três dias seguidos por mês”. 

“Para que esta falta seja justificada, é necessário apresentar uma prescrição médica que ateste a condição e a gravidade das dores. Este documento deve ser entregue ao empregador, mas não necessita de renovação mensal.” 

A lei também permite a estudantes dar faltas justificadas às aulas 

A legislação também garante que “os estudantes que sofram de dores incapacitantes provocadas por endometriose ou adenomiose durante o período menstrual têm direito a faltar às aulas de forma justificada, até três dias consecutivos por mês, sem prejuízo dos seus direitos”. 

Tal como no trabalho, “a justificação das faltas exige a apresentação de uma prescrição médica à instituição de ensino, sem necessidade de renovação mensal”. 

Leia também: Faltas de 3 dias por autodeclaração online são remuneradas?

Continue informado sobre os seus direitos de trabalhador, acompanhando os conteúdos do Poupança no Minuto pelas redes sociais e newsletter:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.