
Inflação desacelerou em Portugal e na Zona Euro novamente em março
Taxa de inflação cai para 1,9% em Portugal e para 2,2% na zona euro em março, refletindo uma estabilização dos preços da energia e uma redução da inflação subjacente.
Inflação em Portugal desce para 1,9%
De acordo com dados do INE, partilhados no Notícias ao Minuto, a taxa de inflação em Portugal registou uma desaceleração em março, fixando-se em 1,9%, uma descida face aos 2,5% observados no mês anterior.
Esta redução foi impulsionada principalmente pela estabilização dos preços da energia, que apresentaram uma variação nula, depois de terem aumentado 1,5% em fevereiro.
Além disso, a inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, também diminuiu para 1,9%.

Zona euro acompanha tendência e desce para 2,2%
Os dados são do Eurostat, divulgados no Notícias ao Minuto, e indicam que, na zona euro, a inflação homóloga também abrandou, passando de 2,3% em fevereiro para 2,2% em março.
O setor dos serviços registou a maior taxa anual (3,4%), mas ainda assim inferior aos 3,7% do mês anterior.
Já os produtos alimentares, álcool e tabaco marcaram 2,9%, enquanto os produtos industriais não energéticos mantiveram-se estáveis em 0,6%.
A energia, por sua vez, registou uma variação negativa de -0,7%, em contraste com os 0,2% positivos de fevereiro.
Impacto nas políticas económicas
A desaceleração da inflação em Portugal e na zona euro pode influenciar as futuras decisões do Banco Central Europeu (BCE), que tem vindo a ajustar a política monetária para conter a inflação.
Com a redução das pressões inflacionistas, aumenta a expectativa de eventuais cortes nas taxas de juro nos próximos meses, o que poderá trazer algum alívio para os consumidores e empresas.
Leia também: Que impacto têm tido as descidas da Euribor nas prestações da casa?
Continue a estar informado sobre toda a atualidade financeira, taxas de juro, créditos e seguros, através dos conteúdos do Poupança no Minuto: