analytics
Investir em produtos de poupança? Saiba como funcionam os Certificados de Aforro

Investir em produtos de poupança? Saiba como funcionam os Certificados de Aforro

Quer investir em produtos de poupança como os Certificados de Aforro? A DECO PROteste explica como funcionam estas contas, que permitem o crescimento financeiro à conta de juros. 

08 Jul 20244 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Certificados de Aforro: O que são e como investir 

Se procura poupar investindo em produtos de poupança como os Certificados de Aforro, este momento de instabilidade económica a nível nacional pode ser o ideal. Isto porque é uma solução com baixo risco

A DECO PROteste explica, no seu site, como subscrever, consultar e resgatar estas contas que têm capital garantido: “Todo o dinheiro que aplicar em certificados ficará seguro, e a poupança sai enriquecida com juros, que estão indexados à Euribor a 3 meses e que capitalizam de três em três meses”. 

Como criar um conta aforro? 

Para criar uma conta forro, não é necessário abrir uma nova conta bancária. “Esta é uma conta aberta na Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), a entidade que gere a dívida pública portuguesa, que não é um banco, e que serve especificamente para a subscrição de títulos do Tesouro, como os Certificados de Aforro e os Certificados do Tesouro. A abertura da conta pode ser feita presencialmente, ao balcão dos CTT, ou então online, no Banco BiG.” 

Para tal, vai precisar de entregar os seguintes documentos: 

  • Modelo 701 preenchido (peça formulário ao balcão); 
  • Documento de identificação pessoal e fiscal; 
  • Comprovativo de morada; 
  • Comprovativo de que é titular de uma conta bancária; 
  • Comprovativo de profissão ou de existência de uma entidade patronal (se aplicável). 

Note que só pode existir um titular em cada conta. Caso mais que um queira ter uma conta aforro, terá de ter cada um a sua.  

Além disso, a conta também pode ser aberta para um menor, se o processo for feito por um representante legal, de forma comprovada.  

“Nestes casos, o representante legal tem ainda de preencher mais dois formulários (modelo 701-A e modelo 711). Além disso, a criança tem de ser também titular da conta bancária cujo IBAN é fornecido no momento da subscrição da conta aforro (a conta bancária pode ter outros titulares além da criança)”, explica a DECO. 

Já abri a conta aforro e agora? 

Agora, terá de subscrever os Certificados de Aforro à unidade, sendo que cada unidade corresponde a uma unidade de aplicação de 1 euro. “Defina o montante a aplicar e subscreva essa quantidade de Certificados de Aforro. Por exemplo, se deseja aplicar 1.000 euros, terá de subscrever 1.000 unidades de participação. Os certificados de aforro podem ser subscritos no Banco BiG, CTT, Espaços Cidadão e na plataforma digital do Estado Aforro Net”, esclarece a organização. 

“Para a subscrição de Certificados de Aforro tem de se aplicar no mínimo 100 euros, e podem ser subscritos, no máximo, 50 mil unidades, ou seja, podem ser aplicados, no máximo, 50 mil euros em Certificados de Aforro. “Para quem tem Certificados de Aforro da série E, o total de unidades subscritas das duas séries não pode ultrapassar 250 mil”, lê-se ainda. 

Posso consultar o saldo da aplicação?

Pode consultar o saldo da aplicação dirigindo-se aos CTT, ou no sistema Aforro Net que permite monitorizar, à distância, o crescimento da poupança, bem como subscrever novos Certificados de Aforro. 

Só pode resgatar o montante aplicado após três meses, uma vez que só depois desse período os juros são capitalizados e “engordam” o saldo. “Se mantiver os certificados, é esse saldo que passa a capitalizar juros nos três meses seguintes. Ou seja, há um reinvestimento automático. Na prática, o saldo vai crescendo a cada três meses, até ao momento em que decida resgatar os certificados. Por isso se diz que os juros capitalizam, já que passam, eles próprios, a render juros também”, deixa a explicação. 

Saiba mais detalhes sobre a otimização da sua poupança com Certificados de Aforro aqui

Se procura outras soluções financeiras para atingir poupança, no caso de ter créditos e/ou seguros, os intermediários de crédito e mediadores de seguro do Poupança no Minuto trabalham consigo na procura de melhores condições para os seus produtos! Isto para que consiga baixar as suas prestações mensais e consiga passar a poupar, todos os meses! Perceba melhor contactando um agente, para avaliação do seu contexto:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores