analytics
Homem em frente a computador com mãos no teclado sentado em mesa com plantas simbolizando IRS

IRS com erro das Finanças? Saiba como submeter uma reclamação

Se reparou num erro na sua declaração de IRS, por parte das Finanças, é possível reclamar gratuitamente e sem recorrer a um advogado. Saiba como. 

10 May 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

“Pode avançar com os meios que a lei coloca ao dispor dos contribuintes” 

Caso a sua declaração de IRS esteja com um erro por parte das Finanças, saiba que pode apresentar uma reclamação gratuita

De acordo com a DECO PROteste, em notícia do Notícias ao Minuto, em causa está a reclamação graciosa que pode submeter através do Portal das Finanças. 

“Mesmo depois de ter concluído todo o processo de entrega da declaração de IRS, ao receber a nota de liquidação, pode aperceber-se de que o Fisco cometeu um erro. Por exemplo, não ter considerado todas as deduções que efetuou em 2023. Neste caso, pode avançar com os meios que a lei coloca ao dispor dos contribuintes para fazer valer os seus direitos”, pode ler-se na notícia. 

Tendo apresentado a declaração de IRS dentro do prazo legal (até 30 de junho), a organização explica que tem 30 dias após a data de envio para entregar uma declaração de substituição

Porém, “depois do fim do prazo para pagamento voluntário do imposto, tem 120 dias para reagir através de reclamação graciosa. Caso esta seja recusada, ainda pode interpor recurso hierárquico até 30 dias após a recusa”. 

Mas o que é a reclamação graciosa? 

Segundo a DECO, uma reclamação graciosa “é a forma mais simples e barata de corrigir erros da responsabilidade da Administração Tributária, sobretudo se o fizer através do Portal das Finanças (só precisa da senha de acesso).” 

O objetivo deste tipo de reclamação é “anular total ou parcialmente os atos tributários, por iniciativa do contribuinte. Além de ter natureza administrativa, só envolve o contribuinte e a Autoridade Tributária”, lê-se ainda. 

Não vai receber tanto reembolso de IRS quanto esperou, ou tem até de devolver o imposto? O Poupança no Minuto pode ajudá-lo a conseguir alcançar um rendimento extra mensal, através da diminuição do valor que paga em prestações mensais de créditos e seguros. Entre em contacto connosco para avaliarmos o que podemos fazer no seu caso!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.