analytics
Posso optar pelo IRS automático em tributação conjunta?

Posso optar pelo IRS automático em tributação conjunta?

A DECO PROteste veio esclarecer as dúvidas mais comuns face à tribtação conjunta e separada, no caso de IRS automático. Leia em seguida. 

08 Apr 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

IRS automático: Como funciona com a tributação conjunta? 

Segundo a DECO PROteste na rede social Instagram, a primeira questão surge quando um dos elementos do casal opta pelo IRS automático. Nesse caso, o outro membro do casal “só pode optar pela tributação em separado”, não podendo fazer o IRS em conjunto. 

Note que pode sempre simular a declaração de IRS previamente à entrega, ficando a saber a que valor vai ter direito de reembolso (ou o valor a pagar). Pelo que, quando um dos membros ou ambos têm a possibilidade de avançar com o IRS automático, a associação aconselha a que “simule as duas opções e siga a mais vantajosa”. 

Ou seja, isto significa que ao optar por preencher a declaração em tributação conjunta com o seu cônjuge tem “de abdicar do IRS automático e preencher manualmente uma única declaração”, pelo que um dos elementos fazendo o IRS automático, o outro só pode fazer o IRS individualmente.  

Mas se forem os dois elementos do casal a optar pelo IRS automático, neste caso, “podem optar pela tributação em conjunto ou em separado”, pelo que devem simular então os dois cenários. 

Os dados do ano passado revelaram que, em 2023 face aos rendimentos de 2022, foi liquidado um total de 6 milhões de declarações de IRS, sendo que 32,7% foram através do IRS automático e 67,3% do IRS manual. 

De relembrar que o prazo para entregar o IRS começou a 1 de abril e terminará a 30 de junho, seguindo-se as liquidações que têm de estar concluídas até 31 de julho e os reembolsos pagos até 31 de agosto

Além disso, 31 de agosto é também a data-limite para que os contribuintes que não fizeram retenção na fonte ou com um valor insuficiente, paguem o imposto apurado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). 

Poupança com créditos e/ou seguros? Conte connosco! Fale já com os intermediários de crédito e mediadores de seguro da Poupança no Minuto e vamos baixar as suas prestações mensais! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.