analytics
Telemóvel com mão a sair segurando euro a dar a outra mão simbolizando transferências bancárias

Transferências bancárias vão mudar: Conheça as novas medidas

As transferências bancárias nacionais vão tornar-se agora mais fáceis: saiba o que vai mudar. 

03 Jun 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Confirmação do beneficiário e transferência por número de telemóvel são as medidas em causa 

Por forma a reduzir fraudes, o Banco de Portugal (BdP) anunciou novas medidas para as transferências bancárias nacionais

Em publicação, o Notícias ao Minuto explica que as principais novidades passam pela confirmação do beneficiário e pela possibilidade de fazer transferências só com o número de telefone. 

Confirmação do beneficiário 

Como já acontece nas transferências entre contas nacionais nas caixas automáticas Multibanco, onde aparece o nome da pessoa ou entidade que vai receber o dinheiro, este detalhe passa a aparecer também nos outros canais disponibilizados pelos bancos. 

Ou seja, por forma a que quem transfere consiga confirmar previamente antes de enviar o dinheiro se o está a fazer para o beneficiário certo, esta funcionalidade passa a aparecer também no “homebanking” ou na aplicação dos bancos. 

Na mesma ótica, nos débitos diretos irá acontecer o mesmo para que se confirme que o devedor é o titular da conta a debitar. 

De acordo com o Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2023, o BdP considera “que este serviço permitirá reduzir os riscos de fraude, ao minimizar a possibilidade de envio de dinheiro para destinatários errados”, pode ler-se na notícia. 

Transferências com número de telefone 

A partir de 24 de junho, vai ser possível transferir entre contas bancárias nacionais (transferências ou imediatas) através, apenas, do número de telefone do beneficiário. 

O que significa que passará a acontecer o mesmo que na rede MBWay, agora nas transferências gerais ao balcão, no “homebanking” e na aplicação

No caso de o beneficiário ser uma empresa, quem faz a transferência pode apenas indicar o NIPC (número de identificação fiscal da empresa). 

Note que para poder aceder a esta opção, terá de associar o seu número de telemóvel (podendo ser um número estrangeiro) à sua conta. 

Sabia que é possível aumentar o valor que tem na conta mensalmente, se pagar prestações de créditos e seguros? Entre em contacto com o Poupança no Minuto e aceda aos nossos serviços gratuitos de intermediação de crédito e mediação de seguros, para poupar com os seus produtos!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.