analytics
Trocar um artigo sem talão de compra? Saiba a solução

Trocar um artigo sem talão de compra? Saiba a solução

Sim - é possível trocar um artigo sem o talão de compra através do seguinte método. 

05 Dec 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Perceba como trocar um artigo sem ter o talão de compra 

Segundo a DECO PROteste citada no Notícias ao Minuto, é possível trocar um produto mesmo se já não tiver o talão de compra original.  

O Natal está à porta e com ele vêm as compras, trocas e devoluções. Pelo que é importante saber os seus direitos de consumidor

A entidade explica que “é possível tentar fazer a troca e, para isso, pode usar o talão multibanco ou fornecer o número de contribuinte”.  

O talão de multibanco “pode servir de comprovativo, pois indica o nome, a morada e o número de contribuinte do estabelecimento comercial, o dia e a hora da compra, o terminal de pagamento automático e o número da transação”. O mesmo inclui ainda “o número do comerciante, o nome do consumidor, número do seu cartão multibanco e respetiva entidade emissora e o montante”. 

Assim, “é possível que o talão de multibanco sirva como meio de prova, embora não garanta qual o produto adquirido”. 

Já no caso de ser um artigo com defeito, “deve comunicar a situação ao vendedor através de carta, e-mail ou outro meio suscetível de prova”, e não tendo o talão, “tem outras opções para apresentar, tais como o comprovativo do cartão de crédito ou a indicação do número de contribuinte, caso o tenha fornecido quando comprou”. 

“Muitas lojas dispõem de arquivos eletrónicos que permitem saber se o cliente adquiriu o produto em causa e quando o fez. Também há lojas que têm cartão de cliente a cuja ficha é possível aceder através do número de contribuinte ou do número de telemóvel, por exemplo”, lê-se ainda na notícia. 

Mas pagando em dinheiro e sem ter fornecido qualquer dado pessoal “será muito difícil provar o momento e o local da compra e, em consequência, exigir a troca ou a devolução do dinheiro”. 

O conselho da DECO PROteste é então que os consumidores guardem todas as “embalagens enquanto está a decorrer o período em que verifica se o produto está em condições e se é do seu agrado”, além, claro, de “todos os documentos que comprovem a compra do produto”. 

Acompanhe todos os seus direitos de consumidor e dicas de poupança, subscrevendo a newsletter semanal do Poupança no Minuto e seguindo-nos nas redes sociais:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.